filmeA partir de um jantar em família se constrói o novo filme de Caue Nunes e Nabil Jean Chahine que será lançado no próximo dia 28 de fevereiro, às 20h, na Livraria Cultura, que fica no shopping Iguatemi, em Campinas.

O roteiro é baseado no conto homônimo do escritor campineiro Maurício de Almeida, publicado no livro Beijando Dentes, vencedor do Prêmio SESC de Literatura em 2007. Trata-se de um trabalho cuidadoso de construção de diálogos, onde se cria uma atmosfera intimista e ao mesmo tempo claustrofóbica.

No filme, sentimentos há muito tempo reprimidos começam a aparecer. Aos poucos, os diálogos se transformam em monólogos e pai, mãe, filho e avó acabam se mostrando uma família disfuncional.

Os sonhos e desejos de cada personagem são ignorados pelos outros e a solidão passa a ser o único sentimento em comum durante o jantar, supostamente momento de união, quando todos estão ao redor da mesa saboreando a comida e conversando. No entanto, isso não acontece já que a falta de comunicação impede qualquer manifestação de afetividade.

Ao Redor da Mesa foi contemplado pelo FICC (Fundo de Investimentos Culturais de Campinas) e é fruto de uma parceria da Liquidificador Produções e Kairos Filmes.

No elenco, a campineira Malu Lopes, do grupo Téspis e os paulistanos Sílvio Restiffe, Gabriella Flores e Matheus Fagundes – da recém-lançada série global Felizes Para Sempre?. (Carta Campinas com informações de divulgação)

* Ao Redor da Mesa marca a estreia da Liquidificador Produções, produtora cultural sediada em Campinas e especializada em projetos audiovisuais cujos objetivos são viabilizar a produção cultural com a perspectiva da descentralização do eixo SP-RJ; integração e estímulo ao desenvolvimento da economia criativa do interior do Estado de São Paulo. O núcleo de profissionais atuantes na produtora é formado por Caue Nunes, cineasta premiado e professor universitário, especialista em edição de cinema pela Escola Internacional de Los Baños (Cuba), mestre em documentário pelo Labjor/Unicamp – Mariana Maurer – produtora e diretora de arte para curtas, longas, seriados de TV e vídeos publicitários, além de idealizadora e diretora da Mostra Curta Audiovisual de Campinas, já em sua 9° edição – Tania Jacomini, produtora cultural com experiência em audiovisual, exposições, pesquisas, instalações de atividades para crianças e espetáculos teatrais, entre outros.

Estreia Ao Redor da Mesa
Dia 28 de fevereiro, às 20h
Livraria Cultura do Shopping Iguatemi (Av. Brandina, 777, Vl. Brandina)
Entrada gratuita