imagem bracherDe 29 de janeiro a 2 de março, poderá ser vista no Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo a mostra com obras do artista mineiro Carlos Bracher intitulada “Bracher – Pintura & Permanência”.

O público paulista poderá conhecer aproximadamente 90 obras do pintor, uma das mais completas retrospectivas de sua carreira, que completa 57 anos. Muitos destes trabalhos foram cedidos por 20 colecionadores no Brasil, incluindo a Coleção Gilberto Chateaubriand do Museu de Arte Moderna no Rio e Museu Mariano Procópio.

Estarão na exposição, que leva curadoria de Olívio Tavares de Araújo em parceria com o próprio artista, os retratos, umas das marcas registradas de Bracher, incluindo autorretratos, além de paisagens; marinhas; naturezas-mortas; cenas do cotidiano e as séries “Homenagem a Van Gogh”, “Do Ouro ao Aço”, “Brasília” e outras obras que representam todas as fases da carreira do artista.

A mostra do pintor, reconhecido internacionalmente como um dos mestres da pintura brasileira, contará com uma exposição interativa, com dois ambientes: a reprodução do famoso ateliê de Ouro Preto; e o Castelinho dos Bracher, em Juiz de Fora. “Neste local passei a minha infância e juventude, é uma representação fiel, que leva os visitantes ao meu olhar, vivenciando este ambiente que me levou às artes”, comenta Bracher. Nos espaços multimídia, o visitante poderá interagir com as pinceladas e a própria voz de Bracher, narrando textos de sua autoria.

Além das obras de Carlos Bracher, o público poderá acompanhar na exposição uma performance ao vivo do artista no dia 11 de fevereiro, às 19h, no CCBB SP – a entrada é franca, os interessados devem retirar as senhas uma hora antes do início da sessão.

 “A exposição já retrata muito bem o universo artístico do meu pai, trazendo réplicas do atelier e da casa onde ele cresceu e se inspirou; tocando as músicas que ele ouve enquanto pinta; mostrando os textos que ele escreve; entre outros elementos. Agora vamos coroar essa imersão com a participação ao vivo do artista em contato direto com o público, que poderá testemunhar o seu processo criativo”, destaca a filha e idealizadora da exposição, Larissa Bracher.

Após a passagem por São Paulo, a exposição seguirá para o CCBB Rio de Janeiro (31/03 a 18/05), CCBB Brasília (26/05 a 29/06) e Ipatinga na galeria do Centro Cultural Usiminas (no período de julho a setembro). (Carta Campinas com informações de divulgação)

EXPOSIÇÃO BRACHER – PINTURA E PERMANÊNCIA
Realização: Ministério da Cultura
Produção: Larissa Bracher Produções Artísticas
Patrocínio: USIMINAS
Copatrocínio: CBMM, BDMG e OUROCAP
Incentivo: Lei Federal de Incentivo à Cultura

De 29 de janeiro a 02 de março de 2015
Quarta à segunda, de 9h às 21h
Classificação etária: livre
Entrada gratuita
Centro Cultural Banco do Brasil
Rua Álvares Penteado, 112 – Centro, São Paulo

Pintura ao Vivo
11 de fevereiro às 19h
Classificação indicativa: livre.
Entrada gratuita
Retirada de senha 01 hora antes do evento.