Divulga - Fazenda RoseiraA Casa de Cultura Fazenda Roseira, uma área pública de eventos culturais, especialmente relacionados aos afro-descendentes, teve objetos furtados na virada de quarta (21) para quinta-feria (22). O local foi arrombado e foram furtados diversos itens, como botijões de gás, serra elétrica, fiação e bebedouro, além de mantimentos que seriam usados no “Encontro Juventude No Terreiro”, que será realizado no local entre hoje (23) e domingo, 25 de janeiro. A gestão do espaço é compartilhada com a Associação do Jongo Dito Ribeiro, que realiza atividades no local.

O vereador Carlão do PT está cobrando da Prefeitura ações de segurança e manutenção do local e marcando uma reunião com secretários municipais. Na reunião, o vereador pretende discutir a proposta de nomear uma área verde ao redor da Fazenda Roseira como “Quilombo dos Palmares”. Conforme orientação da Secretaria do Verde (Ofício de 3/12/2014), a denominação pode ser feita a toda Área de Preservação Permanente (com 59,8 mil m2) como “Sistema de Áreas Verdes Quilombo dos Palmares” ou a uma das praças do loteamento Residencial Parque da Fazenda.

Carlão acredita que, além de promover a valorização da história dos negros escravizados, que fugiram e criaram espaços de resistência (os quilombos), em especial o líder Zumbi dos Palmares, a denominação também contribuirá para a revitalização da área pública, com a necessidade de manutenção frequente e consequente melhoria nas condições de segurança para a Fazenda Roseira e as comunidades próximas. (Carta Campinas com informações de divulgação)