Nesta sexta-feira (30/1), a Câmara de Campinas vai sediar um debate para lembrar o Dia Nacional da Visibilidade Trans (de travestis e transexuais), que é dia 29 de janeiro. Hoje também, o Ministério da Saúde, Arthu Chioro (Foto) anunciou que a violência contra a população LGBT será registrada nos hospitais.

Agência Brasil - Chioro
Hospitais vão registrar violência contra população LGBT –

Segundo o ministro, além dos dados gerais e informações sobre o caso, dois campos foram acrescentados. O primeiro é o de orientação sexual, onde o profissional da saúde poderá registrar se o paciente agredido é heterossexual, homossexual ou bissexual. A segunda informação a ser recolhida é relativa à identidade de gênero e traz as opções de travesti, mulher transexual, homem transexual.

O debate na Câmara de Campinas é aberto ao público e ocorrerá no Plenarinho, a partir das 19 horas, com transmissão ao vivo pela TV Câmara (canal 4 da Net).

O vereador Carlão (PT), organizador do evento, será o mediador, cuja Mesa contará com as participações de Beto de Jesus, diretor da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT); Regis Vascon, do Centro de Referência LGBT de Campinas; e de Geiza Maranhão Oliveira, da Associação Mulheres Guerreiras e do grupo

Antes de abrir à participação da plateia, Beto fará uma exposição inicial sobre “A invisibilidade de travestis no movimento LGBT”, Regis falará sobre “Os serviços prestados pelo Município à comunidade LGBT” e Geiza fará uma exposição sobre ‘Expressões travestis e lutas cotidianas”.

Serviço: Entrada do Plenarinho da Câmara Municipal pela avenida Engenheiro Roberto Mange, nº 66, bairro Ponte Preta. (Carta Campinas com informações de divulgação e Agência Brasil)