PMV - aula de musicaO que era para ser uma atividade cotidiana nas escolas públicas e na vida dos estudantes brasileiros, os cursos de artes (música, dança, etc) são conseguidos numa briga a tapa. A disputa não vai ser fácil em Valinhos, onde a Secretaria de Cultura e Turismo está abrindo este ano 1.861 vagas, número 7% maior que em 2014, mas insuficiente para a quantidade de estudantes da cidade, que é de aproximadamente 16 mil. O déficit de vagas para atividades artísticas na cidade é de mais de 14 mil e isso é comum no Brasil todo.

Para conseguir uma vaga e se matricular nos 24 cursos de artes que são oferecidos no Centro Cultural Vicente Musselli, em Valinhos, os pais e alunos devem madrugar entre os dias  2 e 4 de fevereiro, dias das matrículas. A Secretaria de Cultura e Turismo afirma que vai distribuir senhas a partir das 8 horas e respeitar a ordem de chegada. As inscrições serão feitas até às 14h.

De acordo com Denilson Soares, diretor de Cultura da Secretaria de Cultura, serão oferecidos neste ano 301 vagas para os cursos de Artes e Teatro, 798 para Dança e 762 para Música. “Cada senha dará direito de matrícula somente ao interessado ou filhos e cada aluno poderá realizar inscrição para até três cursos, sendo um para cada área. Também é importante lembrar que após a efetivação da matrícula não será mais possível solicitar transferência de horário”, explicou Denilson.

As matrículas serão feitas no próprio Centro Cultural (endereço abaixo). Os interessados devem obrigatoriamente residir em Valinhos e apresentar no ato da matrícula uma foto 3X4 recente, cópia da cédula de identidade (RG) ou Certidão de Nascimento, além de comprovante de residência, que pode ser uma conta de luz ou de telefone.

Para melhor atender a população, a direção do Centro Cultural dividiu os dias de inscrições por área de interesse. No dia 2 de fevereiro deverão se inscrever os interessados nos cursos de Artes Plásticas, Artesanato, Desenho Artístico, Pintura em Tela e Teatro.

Já para aqueles que gostam de música as inscrições acontecem no dia 3. Os cursos oferecidos nesta área são: acordeom, sanfona, cavaquinho, escaleta, flauta doce, flauta transversal, teclado, técnica vocal, violino, violão clássico e popular.

No dia 4, das 8 às 14 horas, as inscrições são para os interessados em aprender ou se aprimorar na arte da dança. Os cursos oferecidos são: ballet clássico,  contemporâneo, dança do ventre, dança de rua, dança de salão, flamenco e jazz. Neste dia também será feita inscrição para a Capoeira. As aulas no Centro Cultural Vicente Musselli serão retomadas no dia 23 de fevereiro. (Carta Campinas com informações de divulgação)

SERVIÇO

Centro Cultural ‘Vicente Musselli’
Avenida Joaquim Alves Correa, 627 – Santo Antonio
Informações: 3871-3646