oficina animacaoDe 9 a 13 de fevereiro, acontece como parte do Projeto Gente Nova (PROGEN), no Jardim Garcia, em Campinas, mais uma edição do projeto “Curtas de Animação” que prevê a realização de oficinas itinerantes de animação tendo como resultado a elaboração de curtas-metragens de desenho de animação, produzidas pelos adolescentes da região selecionada.

Ao todo, o projeto prevê uma série de 5 oficinas ministradas pelo Núcleo de Cinema de Animação de Campinas (NCAC), que resultam na construção dos curtas-metragens de animação. A produção dos vídeos conta com o trabalho dos adolescentes, alunos de escolas públicas das cidades de Campinas e região que são selecionados para participarem do projeto.

Para a realização do projeto, um estúdio de animação itinerante vai até a cidade ou na escola onde ocorrerá a oficina. Objetivando também colocar os jovens em contato com os bens culturais de seu município e de trabalhar em um local mais adequado à realização artística, os estúdios itinerantes podem ser montados em museus ou centros culturais das cidades.

Divididos em três grupos e a partir de pesquisas culturais, os jovens são estimulados a construir a partir de sua própria visão de mundo, o roteiro, animação e trilha sonora, em cinco dias de capacitação, produção e execução do curta.

Além de entrarem em contato com algumas produções do NCAC, os jovens realizam uma pesquisa sobre o tema das produções que, nessa edição, será os Jogos Olímpicos de 2016. A partir desta pesquisa, os próprios adolescentes, juntamente com os diretores do Núcleo, farão o storyboard e toda a produção dos desenhos.

Ao final, são produzidos cinco curtas de três minutos de duração, mais um vídeo com o making of do processo de produção, com cinco minutos de duração. Todos os filmes e os respectivos making of são copiados num único DVD para distribuição a escolas, ao patrocinador, a TVs educativas e a festivais de vídeo.

Para encerrar o projeto, há um encontro entre os participantes, onde são exibidos os filmes produzidos e os participantes podem falar sobre as suas experiências ao produzir os curtas-metragens, promovendo a troca de experiências entre eles. Também serão exibidas outras produções do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas.

O projeto é uma realização do Núcleo de Cinema e Animação de Campinas (NCAC) e da Direção Cultura, com apoio do Programa de Ação Cultural – ProAC/ICMS. O núcleo de Cinema de Animação de Campinas é dirigido por Wilson Lazaretti e Maurício Squarisi e completa 40 anos em 2015. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Curtas de Animação
Local: Projeto Gente Nova (PROGEN) – Rua Monteiro de Camargo, 210 – Jardim Garcia, Campinas
Datas: 9 a 13 de fevereiro
Patrocínio: Instituto Claro/Embratel
Realização: Núcleo de Cinema e Animação de Campinas e Direção Cultura
Apoio: Programa de Ação Cultural – ProAC/ICMS