divulgacao despues 3Nos dias 18, 19, 20 e 21 de dezembro, às 20h,  será apresentado no Barracão Teatro, em Barão Geraldo, o solo de teatro dança “Después”, com a bailarina Ana Clara Amaral.

O espetáculo nasceu do Projeto “Dança e Imaginação”, desenvolvido por Ana Clara e contemplado com o Prêmio Klauss Vianna 2013. No sábado, também será oferecida gratuitamente a oficina “Dança e Mimese Corpórea”, das 9h às 13h, também no Barracão Teatro.

A proposta da criação do solo de dança “Depois” baseia-se em uma sensação de “após a festa”. Gerado a partir da observação e incorporação de algumas imagens da fotógrafa norte-americana Diane Arbus, a concepção dramatúrgica estabeleceu-se na imaginação do corpo que dança junto a essas imagens.

Como no trabalho de Arbus, temas como a distorção da imagem social do corpo, a atenção aos momentos “antes e depois” da pose, a temática das festas e bailes de carnaval ajudam a compor o cenário solitário de uma casa, onde uma mulher busca, a partir de sua realidade nua, criar devaneios para suportar a pós euforia da quarta-feira de cinzas. A memória e a imaginação tornam-se então as companhias que criam e recriam a casa, o corpo e sua própria vida.

A ambientação estética, assim como a concepção do movimento dançado, buscam explorar a beleza das diferenças; das composições extra-ordinárias que habitam realidades insólitas e paradoxais. Improváveis poéticas e encantamentos que residem não só na imagem, mas na maneira como as observamos, o tempo de dedicação e apreensão de suas potencialidades.

Acompanhada então do universo imagético de Arbus, e de alguns dos princípios de pesquisa da Técnica Klauss Vianna (Processo dos Vetores) e do LUME Teatro (Mimese corpórea articulada à dança contemporânea); a bailarina se percebe dançando junto a todos que compuseram a obra com ela, o diretor Eduardo Brasil, a diretora de arte Anna Kuhll, o músico-compositor Silas de Oliveira, a produtora Naiane Beck e a fotógrafa Giovana Pelatti.

A entrada é gratuita e a lotação máxima é de 60 lugares. Mais informações sobre o projeto AQUI. (Carta Campinas com informações de divulgação)

“Porque gosto de gente. Em suas belíssimas diferenças. Nunca dançarei sozinha”.

“Caio na vida da cena. Os ossos dos braços articulam-se aos das pernas. Acabei de entender mais uma vez porque escolhi isso. Chamo esta cena inicial de “Queda da Alice”. Não porque esteja me apoiando no texto de Lewis Carrol, mas como uma metáfora da sensação da queda da personagem em direção a um universo ficcional. Nesta queda metafórica, convido um público imaginário a, aos poucos, ir caindo comigo. Apoio o olhar no público, desconfio junto, abraço o outro com minhas dúvidas. Daqui para frente, estaremos juntos” (Ana Clara Amaral).
10857756_806513912741499_8872108261086465288_n

Solo de teatro dança “Después”
Dias 18, 19, 20 e 21 de dezembro, às 20h
Barracão Teatro
Lotação máxima: 60 lugares

Ficha Técnica:
Criação e atuação: Ana Clara Amaral
Direção e concepção de iluminação e cenário: Eduardo Brasil
Direção de arte e figurino: Anna Kuhl
Trilha sonora (composição e execução): Silas Oliveira e banda Sr. Macaco
Produção: Naiane Beck
Fotografia: Giovana Pellatti