PMC - camisinhaNo dia 1º de Dezembro, desde 1987, o mundo promove atividades para chamar a atenção para a Aids, principalmente com relação a tolerância e a compreensão e contra o preconceito e a discriminação com as pessoas vivendo com a doença. Campinas também terá nesta segunda-feira, 1º de dezembro, atividades para chamar a atenção para o Dia Mundial de Combate à Aids.
Segundo a infectologista Cláudia Barros, coordenadora do Programa de DST/Aids de Campinas, o Brasil tem contribuído com as importantes conquistas  como a garantia de tratamento, a parceria com os diversos movimentos sociais e o aumento da sobrevida dos pacientes. “Porém, estes avanços não foram suficientes para acabar com o preconceito e o estigma que cercam a doença e muitos desafios na assistência e prevenção estão postos”.
Entre 9h e 17h, a Praça Rui Barbosa, atrás da Catedral Metropolitana, contará com atividades culturais, distribuição de preservativos  e panfletos informativos, além de orientações  sobre a doença. Durante todo o dia, as equipes médicas dos dois CTAs (Centro de Testagem e Aconselhamento) da cidade, no Centro e no Hospital Ouro Verde, estarão voltadas para a realização do teste rápido da Aids.
De acordo com Cláudia Barros,  em 1º de dezembro de 2013 foram realizados mais de 80 testes. O número corresponde ao volume realizado em 15 dias, o que revela a importância do estímulo. “As pessoas que se interessarem em fazer o teste serão encaminhadas para os CTAs”, explica.
Campinas tem 7.199 casos de Aids registrados entre 1981 e 2013. “Nos últimos cinco anos, a cidade vem mantendo a média de 260 novos casos por ano”, diz a médica. Segundo ela, a doença atinge mais homens do que mulheres. “Atualmente, os registros da doença são em pessoas com idade entre 20 e 50 anos”, afirma.
Para encerrar o evento, os organizadores soltarão balões em homenagem às vítimas da Aids. Durante toda a semana, os profissionais de saúde da cidade vão reforçar as orientações em relação à Aids.
Testes na praça
Na próxima sexta-feira, 5 de dezembro, dentro da programação de Combate à Aids, serão realizados testes rápidos na Praça Bento Quirino durante todo o dia.
Serviço:
CTA Centro: Rua Regente Feijó, 637 – Centro
CTA Ouro Verde: Avenida Rui  Rodrigues,  3.434 – Jardim Letícia