O artista plástico João Bosco, que já participou do projeto Carta Campinas Visuais, e mora atualmente em Campinas, onde realiza boa parte de seus trabalhos e exposições, é um dos artistas participantes da Exposição Coletiva Elements Camp, que foi aberta no último dia 10 de dezembro na Faculdade de Belas Artes – Universidade do Porto, em Portugal.

10405280_710057109113606_441795347457915732_n
Obras de João Bosco que integram a exposição

A exposição é parte integrante das atividades culturais do Pure Print Elements e pretende apresentar ao público portuense, num primeiro momento, e paulistano, em tempo subsequente, um conjunto-instalação que compreende a versão expressiva para os quatro elementos da natureza – terra, fogo, água, ar – em compreensão contemporânea, num esforço de convergência entre artistas do Brasil e de Portugal – países irmanados em sociedade e cultura.

A concepção curatorial da exposição sugere a potência da arte para o contínuo dimensionamento de uma consciência sobre a materialidade do mundo, em tempo tecnológico, e apela às demandas de posicionamento do ser humano diante dos enigmas da existência contemporânea. Os artistas e seus trabalhos contribuem, com suas agudas formas de manifestação, para a transformação de nossa percepção.

Os curadores, Marcos Rizolli e Teresa Almeida, em tempo de fortalecimentos das relações bilaterais Brasil-Portugal, através do Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Mackenzie e da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, têm a ambição de levar arte e cultura – como forma e conceito – para todos os lugares.

Artistas Convidados

Brasil

Fernando Durão, João Bosco, Lúcia Castanho, Márcia Tiburi, Maria Augusta Justi Pisani, Norberto Stori, Regina Lara, Flávio Abuhab, Wilton Azevedo, Teresa Almeida [Artista Convidada – Portugal]

Portugal

António Quadros Ferreira, Domingos Loureiro, Fernando Quintas, Francisco Laranjo, Graciela Machado, Paula Tavares, Pedro Fortuna, Sofia Torres, Susana Piteira, Marcos Rizolli [Artista Convidado – Brasil]

(Carta Campinas com informações de divulgação)

10857843_707911145994869_6326929088808900293_n