Foto Esparta Palma e PMC - celular aplicativoUm aplicativo para celular,criado pela Secretaria de Segurança Pública de Campinas em parceria com a Informática de Municípios Associados (IMA),  permite acionar botão de perigo, o que dispara mensagens para amigos ou familiares definidos pelo próprio usuário. Essas pessoas são avisadas e entram em contato com as autoridades policiais para informar o problema e localização.
O programa estava disponível desde julho para usuários de aparelhos com o sistema Android. Agora também estão disponíveis para Usuários de iPhones e iPads.
O aplicativo, chamado de Guarda Amigo, pode ser baixado gratuitamente na Appp Store ou Google Play. Desde o lançamento, o aplicativo foi baixado 3.950 vezes e utilizado 5.690.

A ferramenta faz parte de um programa de mesmo nome, que incentiva a participação da comunidade no combate ao crime com a formação de uma rede de proteção e vigilância entre vizinhos. “A ideia é divulgar o trabalho da Guarda Municipal por meio do envolvimento com a população. Muita gente desconhece até o telefone 153, disponível para que as pessoas acionem os guardas”, explica o coordenador do programa Guarda Amigo, Marcelo Duchovni Silva. (Carta Campinas com informações de divulgação)