capa (2)O XI Feverestival (Festival Internacional de Teatro de Campinas), que será realizado de 31 de janeiro a 13 de fevereiro de 2015, já publicou o edital para chamamento de espetáculos de todo o país. As inscrições de seleção de propostas artísticas – espetáculos e cenas curtas – para compor a grade de programação do Festival, estão abertas até o dia 3 de dezembro de 2014 e devem ser feitas pelo site do evento.

O regulamento, também disponível na página eletrônica, prevê quatro categorias: espetáculo adulto (3 selecionados), espetáculo infantil (2), espetáculo de rua (3) e cenas curtas (12), nesta última categoria podem se inscrever: cenas teatrais, cenas de dança, números musicais ou circenses, contação de história, narrações, instalações, intervenções performáticas etc, com duração de no máximo 15 minutos.

Esta edição traz como fio condutor o motivo “Cenários Compartilhados”, com uma programação que procura levantar discussões sobre a relação entre o homem e as fronteiras sociais, políticas, culturais e artísticas, tornando o festival mais permeável e interdisciplinar com outras áreas do saber artístico e do conhecimento filosófico e científico. “Dentro da temática, nossa proposta é romper barreiras físicas e virtuais, para criar um festival de múltiplas linguagens – teatro, dança, circo, performance, fotografia, grafite e artes visuais”, declaram as diretoras do Festival Cynthia Margareth e Érika Cunha.

As intervenções irão acontecer em mais de 20 locais diferentes, diversos espaços culturais de Campinas e também locais inusitados em bairros centrais e periféricos, terminais urbanos, aeroporto, rodoviária, pontos de ônibus, ruas, entre outros. A expectativa é de atingir mais de 40 mil espectadores. Também está prevista a realização de cursos práticos e teóricos, com inscrições abertas ainda neste ano.

Os espetáculos inscritos serão analisados e escolhidos por uma curadoria composta por dois representantes do Núcleo Feverestival, um representante do SESC SP e mais quatro curadores convidados.

A escolha será feita conforme os critérios de qualidade artística; coerência da proposta com os princípios e características do evento e da temática proposta pelo festival, e viabilidade da proposta segundo as possibilidades técnicas.

Os espetáculos selecionados receberão um cachê/ajuda de custo de R$ 4.500,00 e as cenas curtas, R$700,00, para viabilizar a participação no Feverestival. O resultado será conhecido no dia 16 de dezembro de 2014 também pelo site. (Carta Campinas com informações de divulgação)

10441114_586818001464199_4881078951461977522_n (1)