b735d586-8197-40ab-b53a-3d6fe022e00dO Sesc e a Academia Brasileira de Letras realizam nos próximos dias um ciclo de palestras que discutirá um pouco da vida e obra do escritor Ariano Suassuna. “O Reino Encantado de Ariano Suassuna” terá a presença de membros das Academia como Antonio Torres, Arnaldo Niskier, Carlos Nejar e Domício Proença Filho, buscando pensar a imagem de Suassuna.

Natural de João Pessoa e falecido recentemente, Suassuna é autor de obras expressivas na literatura brasileira como “O Auto da Compadecida” e “O Romance d’A Pedra do Reino”. Tanto na sua obra literária, quanto na vida social e política, foi um defensor da cultura do Nordeste do Brasil.

Na próxima terça-feira, 11, às 20h, o Sesc Campinas terá um encontro com Arnaldo Niskier, onde a obra e o papel desempenhado pelo escritor na literatura brasileira serão discutidos e lembrados. No dia 26, quarta-feira, também às 20h, a conversa será com Domício Proença Filho.

Arnaldo Niskier é membro da Academia Brasileira de Letras desde 1984; foi presidente da ABL em dois mandatos; é professor aposentado de História e Filosofia da Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Doutor em Educação pela UERJ; foi membro do Conselho Federal de Educação, do Conselho Estadual de Educação e do Conselho Nacional de Educação; Secretário de Estado do Rio de Janeiro por quatro vezes; autor de mais de 100 livros, especialmente sobre educação e temas infantojuvenis.

Domício Proença Filho é membro da Academia Brasileira de Letras desde 2006. Professor Emérito e Professor Titular de Literatura Brasileira da Universidade Federal Fluminense, aposentado. Professor de língua portuguesa durante dezenas de anos em várias universidades, entre elas a UFRJ e a PUC-Rio, e em inúmeros estabelecimentos de ensino fundamental e médio. Crítico e ensaísta, é autor de 55 livros. Tem dezenas de textos publicados no Brasil e no exterior. Como ficcionista, é autor do premiado “Breves estórias de Vera Cruz das almas”. Na área de língua portuguesa, é autor de “Por dentro das palavras da língua portuguesa” e de vários livros didáticos.

Ambas as atividades são gratuitas e acontecem no Teatro da Faculdade Anhanguera – Campus 3. Rua Luiz Otávio, 1313. Taquaral. (Carta Campinas com informações de divulgação)