1ab4e0aa76Nesta terça-feira, 21 de outubro, às 19h, o ciclo “Efemérides”, exibe no Museu da Imagem e do Som (MIS), de Campinas, o filme “Vlado – 30 anos depois”, de João Batista de Andrade.

No dia 25 de outubro de 1975, o jornalista Vladmir Herzog apresentou-se ao DOI-CODI (órgão da repressão política do regime militar) para prestar um depoimento. No fim da tarde do mesmo dia, a família e amigos de Vlado recebem a terrível notícia: Vlado estava morto e, segundo fonte oficial, teria cometido suicídio na prisão.

O filme de 2005 revela, a partir de depoimentos de amigos, familiares e colegas que viveram com ele a história, a amplitude das perseguições daqueles momentos, a trajetória do jornalista, desde sua infância, na Iugoslávia, com sua família de origem judaica, fugindo da perseguição nazista, suas idéias políticas, sua militância, seu senso de ética, até sua posse como Diretor de Jornalismo na TV Cultura de São Paulo e a perseguição a ele iniciada naquele momento, além do horror dos porões do regime militar, onde imperava a tortura e os assassinatos políticos.

A exibição é gratuita seguida de debate. (Carta Campinas com informações de divulgação)