231e35b577ad516d1a002215c090790aO Ponto de Cultura Ibaô oferece diversas atividades gratuitas e abertas ao público em geral neste mês de outubro. Nas próximas quartas-feiras, 15 e 29 de outubro, acontece no Ponto de Cultura a apresentação da “Vivência Afoxé Ibaô”. Afoxé é uma manifestação cultural composta de ritmo, canto e dança, além das indumentárias e expressões ritualísticas. O ritmo é o Ijexá, acompanhado de cânticos e instrumentos percussivos. O Afoxé Ibaô ainda tem a honra, tradição e grande responsabilidade de abrir o desfile oficial das escolas de samba no carnaval de Campinas todos os anos.

Na próxima quinta-feira, 16, acontecerá a “Vivência de Capoeira e Musicalidade”. Essa atividade é realizada pelo Centro Cultural de Capoeira Raízes do Brasil, sob a coordenação do Contramestre David. As vivências de Capoeira e Musicalidade fazem parte da agenda mensal permanente. Tem o objetivo de preservar e disseminar os conhecimentos da musicalidade presentes na cultura e tradição da Capoeira, seja pelos instrumentos e toques musicais pertencentes a esta manifestação, ou ainda pelas cantorias que nos remetem à ancestralidade presente na Capoeira e todo o seu legado.

No sábado, 25, ocorrerá mais uma edição do “Sambadô”. O Sambadô nasce da parceria entre a Casa de Cultura Ibaô, Grupo Casa Caiada, Associação de Compositores 8 de Dezembro e GRES Leões da Vila Padre Anchieta, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura. O projeto é uma ação coletiva de valorização, difusão e preservação do samba carnavalesco e das tradicionais rodas de samba, como formas de expressão e convívio comunitário.

Ainda no sábado, às 15h30, acontecerá uma Roda de Samba com o Grupo Casa Caiada e convidados.

Todas as atividades serão realizadas no Ponto de Cultura Ibaô, que fica na Rua Ema, 170, Vila Padre Manuel de Nóbrega. O Ponto de Cultura foi fundado em 2007 e desde então é referência na preservação e vivência da memória da Capoeira e do Patrimônio Cultural de Matriz Africana, com o objetivo de fortalecer, dar continuidade e disseminar as raízes da cultura, por meio de práticas educativas e artísticas que visam à formação da cidadania, das relações étnicas e da identidade cultural afro brasileira na sociedade contemporânea. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Programação

Dia: 9/10 (quinta-feira)
Horário: 20h
Ngwenya, o crocodilo. Este documentário é uma viagem ao universo de um homem (Karingana Wa Karingana) que, não só se tornou um mito, como criou mais do que uma linguagem artística própria.

Dias: 15/10 e 29/10 (quartas-feiras)
Horário: 20h
“Vivência Afoxé Ibaô”. Afoxé é uma manifestação cultural composta de ritmo, canto e dança, além das indumentárias e expressões ritualísticas. O ritmo é o Ijexá, acompanhado de cânticos e instrumentos percussivos. O Afoxé Ibaô ainda tem a honra, tradição e grande responsabilidade de abrir o desfile oficial das escolas de samba no carnaval de Campinas todos os anos.

Dia: 16/10 (quinta-feira)
Horário: 20h
“Vivência de Capoeira e Musicalidade”. Essa atividade é realizada pelo Centro Cultural de Capoeira Raízes do Brasil, sob a coordenação do Contramestre David. As vivências de Capoeira e Musicalidade fazem parte da agenda mensal permanente. Tem o objetivo de preservar e disseminar os conhecimentos da musicalidade presentes na cultura e tradição da Capoeira, seja pelos instrumentos e toques musicais pertencentes a esta manifestação, ou ainda pelas cantorias que nos remetem à ancestralidade presente na Capoeira e todo o seu legado.

Dia: 25/10 (sábado)
Horário: das 13h às 19h30
“Sambadô”. O Sambadô nasce da parceria entre a Casa de Cultura Ibaô, Grupo Casa Caiada, Associação de Compositores 8 de Dezembro e GRES Leões da Vila Padre Anchieta, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura. O projeto é uma ação coletiva de valorização, difusão e preservação do samba carnavalesco e das tradicionais rodas de samba, como formas de expressão e convívio comunitário.

14h: Oficina de Ritmistas
15h30: Roda de Samba com o Grupo Casa Caiada e convidados

A agenda cultural acontece todo primeiro e terceiro sábado do mês (podendo haver alteração), com as Oficinas de Ritmistas que contemplam o aprendizado e transmissão de conhecimentos sobre os toques, percussão, histórias e ritmos do samba. No terceiro sábado, além da oficina de Ritmistas, acontece a tradicional Roda de Samba do Casa Caiada e convidados. Celebração e convívio do samba, reunindo amigos, famílias e o grande público apreciador do Samba e das nossas culinárias tradicionais.