O CORTIÇO 04A Cia Histriônica de Teatro, grupo formado por alunos do quarto ano de Artes Cênicas da Unicamp, fará uma turnê de duas semanas em Portugal, no período de 15 a 29 de outubro.

Com expressivo apoio da Unicamp,  a Cia apresentará em Portugal o espetáculo “O Cortiço”, baseado no clássico da literatura brasileira escrito em 1890 por Aluísio Azevedo. O espetáculo estreou em junho de 2013 com direção de Marcelo Lazzaratto e Grácia Navarro. A apresentação da peça integra 25 atores, 04 músicos e 02 técnicos, em grandes movimentos corais, danças e músicas executadas ao vivo. Durante o processo de criação, foram referências matrizes da cultura popular brasileira e portuguesa, tais como Capoeira, Maculelê, Jongo, Lundu, Samba, Fado e Pregões. Por meio desses elementos, o espetáculo retrata a atmosfera das estalagens do Rio de Janeiro no fim do século XIX, as lutas de classe durante o período da abolição da escravatura, a vida privada e social na inter-relação entre as culturas brasileira e estrangeira – predominantemente, a portuguesa.

Além da apresentação, na íntegra, de “O Cortiço”, o grupo fará uma “Demonstração Técnica de Processo Criativo”, na qual apresentará as bases de montagem da peça “O Cortiço”; uma “Palestra Poética” em formato de laboratório, na qual será apresentado o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Artes Cênicas da UNICAMP e uma “Roda de Samba”.

A trajetória da Cia. em Portugal começará em Porto, passará por Santa Maria da Feira, Évora e, por fim, Lisboa. Essa viagem de Intercâmbio Artístico Cultural está sendo promovida pela Reitoria da UNICAMP, Instituto de Artes da UNICAMP, Universidade de Évora, Universidade Nova de Lisboa, Câmara de Santa Maria da Feira (Portugal) e Cia Histriônica de Teatro.

Uma campanha no Catarse para arrecadação de fundos que ajudarão nas despesas do grupo em sua passagem por Portugal está aberta até o dia 10 de outubro. A campanha pode ser acessada AQUI. (Carta Campinas com informações de divulgação)