LEAD Technologies Inc. V1.01Na próxima semana, entre os dias 27 e 31 de outubro, o Espaço Cultural Casa do Lago, na Unicamp, realiza uma “Semana das Musas do Cinema”, com filmes que têm a participação de atrizes como Sophia Loren, Grace Kelly, Lupita Nyong’o, Bete Davis e Marilyn Monroe.

A semana começa com a exibição de “Um dia muito especial”, do diretor Ettore Scola. Roma, 6 de maio de 1938. Benito Mussolini e Adolf Hitler se encontraram para selar a união política que, no ano seguinte, levaria o mundo à 2ª Guerra Mundial. Praticamente toda a população vai ver este acontecimento, inclusive o marido fascista de Antonietta (Sophia Loren), uma solitária dona de casa que conhece acidentalmente Gabriele (Marcello Mastroianni), seu vizinho, quando seu pássaro de estimação foge e ela o encontra pousado na janela do vizinho. Antonietta nunca falara com Gabrielle, que tinha sido demitido recentemente da rádio onde trabalhava por ser homossexual. Ela, por sua vez, era uma esposa infeliz e insegura pelo fato de não ter uma formação profissional. Gradativamente os dois desenvolvem um tipo muito especial de amizade.

Na terça-feira, 28, a exibição será de “Janela indiscreta”, filme de Alfred Hitchcock. Em Greenwich Village, Nova York, L.B. Jeffries (JamesStewart), um fotógrafo profissional, está confinado em seu apartamento por ter quebrado a perna enquanto trabalhava. Como não tem muitas opções de lazer, vasculha a vida dos seus vizinhos com um binóculo, quando vê alguns acontecimentos que o fazem suspeitar que um assassinato foi cometido.

“12 Anos de Escravidão”, de Steve McQueen (II), poderá ser visto pelo público na quarta-feira, 29. No filme, Solomon Northup (Chiwetel Ejiofor) é um escravo liberto, que vive em paz ao lado da esposa e filhos. Um dia, após aceitar um trabalho que o leva a outra cidade, ele é sequestrado e acorrentado. Vendido como se fosse um escravo, Solomon precisa superar humilhações físicas e emocionais para sobreviver. Ao longo de doze anos ele passa por dois senhores, Ford (Benedict Cumberbatch) e Edwin Epps (Michael Fassbender), que, cada um à sua maneira, exploram seus serviços.

Na quinta-feira, 29, será exibido “A Malvada”, drama de Joseph L. Mankiewicz. Na noite de entrega do prêmio Sarah Siddons, todas as atenções se voltam para Eve Harrington (Anne Baxter). Utilizando o flashback, a vida de Eve é revelada, desde quando conheceu e foi contratada como secretária de Margo Channing (Bette Davis), uma grande estrela da Broadway, até ela mesma alcançar o estrelato.

“Os Homens preferem as loiras”, de Howard Hawks, encerra as exibições da semana com a presença sempre marcante de Marilyn Monroe. Duas dançarinas, Lorelei (Marilyn Monroe) e Dorothy (Jane Russell), embarcam num cruzeiro rumo a Paris, a pedido do milionário noivo de Lorelei. O pai do noivo contrata um detetive (Elliott Reid) para segui-las e conseguir provas de infidelidade de sua futura nora, criando uma série de confusões em alto-mar.

Todas as exibições acontecem às 16h e às 19h e são gratuitas e abertas ao público em geral. (Carta Campinas com informações de divulgação)