A Câmara Municipal vai sediar um Seminário sobre a crise hídrica na Região Metropolitana de Campinas (RMC), dia 13 de novembro, a partir das 14h, com a intenção de fazer um balanço da situação na cidades.

Bassan - SanasaEstão sendo convidados a participar do Seminário representantes de órgãos de fiscalização e gestão dos mananciais, como a ANA (Agência Nacional de Águas), a Sabesp (que opera o Sistema Cantareira), a Cetesb, o Consórcio e o Comitê do PCJ (Bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí), além das prefeituras e câmaras municipais.

“O objetivo é fazer uma radiografia da situação em toda a região e saber o que está sendo feito e planejado para cada cidade. A partir daí, a ideia é encaminhar propostas de ações que busquem uma solução a curto, médio e longo prazos para tentar evitar a falta de água para a população”, explica o vereador Carlão (PT), que propôs o seminário na reunião do Parlamento Metropolitano, nesta quinta (30/11), em Engenheiro Coelho.

O vereador avalia que em Campinas a falta de informação e transparência por parte da Sanasa e da Prefeitura penalizou a população, principalmente dos bairros mais periféricos, que não pôde se preparar para os períodos sem abastecimento de água no início deste mês. Ele também critica a maneira como a situação foi conduzida emergencialmente na cidade, sem critérios claros para a distribuição de água por meio de caminhões pipa, o que deixou centenas de famílias sem uma quantidade mínima necessária (50 a 100 litros por pessoa/ dia, segundo preconiza a Organização Mundial de Saúde).

Ontem também, o prefeito Jonas Donizett (PSB), anunciou obra que vai fazer uma obra junto com o Aeroporto de Viracopos para usar água tratada de esgoto para abastecimento da cidade.