O vídeo postado no You Tube pelo astrônomo Júlio Lobo, que mostra a queda de um meteoro, já teve 13 mil visualizações. O vídeo foi feito pelas câmeras do Observatório Municipal Jean Nicolini, em Joaquim Egídio,  Campinas.

Meteoro
Meteoro no lado direito da imagem

As lentes capturaram às 19h10 de segunda-feira, dia 1 de setembro,  imagens de um meteoro cruzando a atmosfera. Este é o segundo meteoro grande e brilhante que é visto passando pelo céu de Campinas em menos de dez dias, segundo o astrônomo Júlio Lobo.

O primeiro meteoro foi visto às 5h53 no dia 23 de agosto e desintegrou a 66 quilômetros de altura. O segundo, informou Lobo, desintegrou-se a 33 quilômetros de altura. Astrônomos chamam o objeto de meteoro de bólido, quando é muito brilhante, e de fireball (bola de fogo).

Júlio Lobo explica que as câmeras do Observatório estão integradas à Rede Brasileira de Observação de Meteoros BRAMON (Braziliam Meteor Observation) e são conectadas a softwares inteligentes que conseguem distinguir aviões e outros objetos dos meteoros.

O astrônomo explicou que as câmeras do observatório são ligadas automaticamente às 18h e funcionam a noite toda. O astrônomo monitora as câmeras de sua casa e viu as imagens do segundo meteoro por volta das 19h30. Ele disse que outras estações também registraram a passagem do objeto, caso de Mogi das Cruzes e Santo Antônio de Posse.

Imagens da passagem do meteoro estão disponíveis no canal do YouTube com o nome Júlio Lobo Meteoro Campinas. Até o começo da noite já eram mais de 11 mil visualizações.

Veja vídeo: