Um debate na Câmara de Campinas vai discutir a implantação do sistema BusAlert, que avisa se o ônibus está atrasado ou no horário certo por meio de um aplicativo do celular. Organizado pelo vereador Pedro Tourinho (PT), o debate “Que horas o ônibus vai passar?”, acontece nesta sexta-feira, 12/09, a partir das 14h.

Bus Alert
Aplicativo evita horas perdidas em ponto de ônibus

O sistema, gratuito, é utilizado na cidade de São Carlos, interior de São Paulo. O BusAlert foi implantado durante a gestão do prefeito Oswaldo Barba, em 2012, e foi desenvolvido para ajudar idosos e deficientes visuais a usarem o transporte público da cidade, mas, atualmente, é utilizado por toda a população.

Para utilizar o sistema, o passageiro envia uma mensagem de texto e recebe em seguida o link para o aplicativo, que é instalado em seu celular. Com a instalação, o usuário do sistema de transporte digita no celular os números do ponto e da linha que deseja utilizar. Isso é possível fazer no local de embarque ou antes mesmo de sair de casa, do trabalho ou da escola.

Assim, o aplicativo informa, por voz gravada, a distância que falta para a chegada do ônibus, o tempo estimado ou o número de pontos que ainda resta até o transporte chegar ao ponto onde está o usuário.

O debate contará com a presença de Oswaldo Barba, ex-prefeito de São Carlos e atual Secretário de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social do Ministério de Ciência e Tecnologia, Devanir Lima, presidente do Conselho Municipal de Pessoa com Deficiência, Fabiana Bonilha, representante do CNRTA (Centro Nacional de Referência em tecnologia Assistiva), o presidente da Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas), Carlos José Barreiro e Emmanuelle Alkmin, secretária municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência.

O acesso ao plenário poderá ser feito pela Avenida Engenheiro Roberto Mange, número 66, no bairro da Ponte Preta. O encontro será transmitido pela TV Câmara, no Canal 04 NET. (Carta Campinas com informação de divulgação)