A umidade do ar voltou a ficar próxima dos 20% nesta segunda feira (25) e no domingo (24) atingiu 11%, a mais baixa do ano.

Queimadas
Ocorrências de queimada chegara a 40 no domingo, 24

A Defesa Civil de Campinas emitiu estado de alerta máximo para incêndios e estado de atenção para o nível de umidade do ar. No domingo, o órgão registrou 40 ocorrências relativas a queimadas, recorde de 2014 para este tipo de atendimento.

A Defesa Civil pede que a população, sob nenhuma hipótese, coloque fogo em terrenos, lixo e outros locais, porque essa ação prejudica ainda mais a qualidade do ar e pode provocar doenças respiratórias nas pessoas. Toda a equipe de técnicos da Defesa Civil está em alerta e pronta para atender, com o apoio da Sanasa e da Secretaria de Serviços Públicos. Os cidadãos também podem contribuir denunciando os focos de incêndio pelo telefone 199 de emergência da Defesa Civil, que funciona 24 horas.

As denúncias sobre os terrenos, que são potencial ou foco de queimada, são encaminhadas para a Coordenadoria de Fiscalização de Terrenos (Cofit) da Secretaria de Serviços Públicos para vistoria e eventual autuação. Já em locais de mata sob proteção ambiental, a Defesa Civil aciona a Secretaria de Meio Ambiente para realizar a fiscalização.

“Tradicionalmente, o mês de agosto é o mais seco do ano, mas em 2014 está pior porque tivemos um verão seco. E a baixa umidade do ar faz aumentar exponencialmente o número de queimadas em terrenos e matas, tanto provocadas quanto espontâneas”, explicou o diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado.

Entre os cuidados que devem ser tomados pela população estão evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 15h; utilizar vaporizadores, toalhas molhadas e recipientes com água para umidificar o ambiente; permanecer em locais protegidos do sol e em áreas com vegetação, além do consumo de água à vontade. E não provocar incêndios sob nenhuma circunstância. (Carta Campinas com informações de divulgação)