orquestra_sinfonica_municipal_de_campinas_1_10Como parte do projeto “Sinfônica Visita”, a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas se apresenta gratuitamente em cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas) e também na região do Campo Grande, em Campinas nos próximos dias 15, 16 e 17 de agosto.

No dia 15, às 20h, os músicos se apresentam em Itatiba, no Teatro Ralino Zambotto; no dia 16, às 20h, em Valinhos, no “Centro de Cultura e Artes Adoniran Barbosa”. A apresentação no Campo Grande acontece no dia 17, às 18h, na Praça João Amazonas. 

Com regência do maestro convidado Leandro Carvalho, os destaques do programa de todas as apresentações são as obras de um dos mais importantes compositores europeus, o russo Piotr Ilitch Tchaikovsky e os brasileiros Cyro Pereira e Tiago Costa. O concerto será aberto com ‘Polonaise’ (polonesa), da ópera Eugene Onegin, de Tchaikovsky. Este estilo musical, na Polônia atual, ainda é considerado como música para dança de gala.

Segue com Tchaikovsky, com a ‘Abertura – Fantasia’, do balé Romeu e Julieta. O programa se encerra com ‘Caymminiana’, uma coletânea das obras de Dorival Caymmi e ‘Só Sambas’, um pout pourri dos sambas mais conhecidos do grande público, com arranjos do maestro Cyro Pereira. A finalização é com a ‘Suíte de Frevos’ do compositor Tiago Costa.

Para Itatiba o programa se difere com a apresentação do ‘Concerto para Contrabaixo’ do austríaco Karl Ditters von Dittersdorf e tem a participação do contrabaixista da Sinfônica de Campinas, Daniel Danzi, como solista. (Carta Campinas com informações de divulgação)

* Leandro Carvalho

O regente é apontado como um dos dez artistas de maior importância na última década na música de orquestra no Brasil pela revista “Viva Música!”, uma das principais publicações do setor. O maestro Leandro é um dos fundadores da Orquestra do Estado de Mato Grosso’ na qual é o diretor artístico e regente principal.

Programa
Tchaikovsky: ”Polonaise” (de Eugene Onegin)
Dittersdorf: ”Concerto para Contrabaixo”
Tchaikovsky: Romeo & Julieta ”Abertura Fantasia”
Cyro Pereira: ”Caymminiana”
Cyro Pereira: ”Só Sambas”
Tiago Costa: ”Suíte de frevos”
Regente: Leandro de Carvalho
Contrabaixo: Daniel Danzi (Itatiba)

Concerto Orquestra Sinfônica de Campinas

Itatiba
Data: 15 de agosto
Horário: 20h
Local: Teatro Ralino Zambotto. Rua Romeu Augusto Rela, no 1.100 – Jd Engenho (anexo à Câmara Municipal), Itatiba

Valinhos
Data:16 de agosto
Horário: 20h
Local: Centro de Cultura e Artes Adoniran Barbosa. Avenida dos Esportes, s/n, Centro, (Próximo à Rodoviária), Valinhos

Praça João Amazonas – Campo Grande – Campinas
Data:17 de agosto
Horário: 18h
Local: Praça João Amazonas, Rua Cássio Soares, s/n, Parque Itajaí, região Campo Grande, Campinas.

Todos os concertos têm entrada gratuita.