imagem (781x800)O fim de semana terá diversas exibições de filmes gratuitas como parte dos ciclos de cinema que acontecem no Museu da Imagem e do Som (MIS), de Campinas.

Na sexta-feira, 29, como parte do ciclo em homenagem ao cineasta Emir Kusturica, o cineclube Invert exibe o filme “Gato Preto, Gato Branco” às 19h.  No filme de 1998, era uma vez uma comunidade exuberante de ciganos, dois avós que julgavam estarem mortos, dois jovens apaixonados, uma senhora que queria vender a filha, um rapaz gorducho, um comboio roubado e desaparecido, um burro, um porco, dois gatos e uma fanfarra suspensa na árvore. 

No sábado, 30, às 16h, a exibição será do documentário “Raul na Boca do Povo – Versão 2”, que faz parte da programação especial “Tributo a Raul Seixas”. Feito em 2002, o documentário experimental fala sobre o universo plural dos admiradores de Raul Seixas e as múltiplas interpretações da vida e obra do artista.

Ainda no sábado, às 19h30, será exibido o filme ‘, com direção de Jules Dassin, como parte da programação do Ciclo Noir, com curadoria de Laerte Ziggiatti. Ao lado de “Pacto de Sangue”, de Billy Wilder, “Sombras do Mal” pode ser visto como film noir modelo, reunindo todos os elementos que caracterizam o gênero. O ator Richard Widmark brilha no papel de um pequeno marginal no submundo londrino do pós-guerra em luta desesperada pela superação de um destino medíocre. Obra-prima do cinema americano, rodado em Londres, o filme é, na verdade, um noir político, ao captar o clima de paranoia vigente no período de “caça às bruxas” do macartismo e na Guerra Fria. 

Todas as exibições são seguidas de debate. (Carta Campinas com informações de divulgação)