8abc61da7cb0eb5e80d2b3e16b068d0bTradicional banda de pífanos formada em Brasília, a “Mestre Zé do Pife e as Juvelinas” passará por Campinas para apresentações musicais que acontecerão no dia 30 de agosto, próximo sábado, como parte da sua turnê “De Brasília a São José do Egito”.

Natural de São José do Egito (PE), Mestre Zé do Pife, também conhecido como Seu Zé, é tocador e fabricante de pife há 50 anos. É também compositor de versos e aboios de vaqueiros. Quando jovem, trabalhou como lavrador e na construção civil. Radicado em Brasília há mais de 20 anos, formou, em 2007, a banda de pífanos “Mestre Zé do Pife e as Juvelinas”, agregando jovens mulheres que conheceu em suas andanças pela capital federal.

 O grupo entende que a cultura nordestina é raiz fundante da identidade brasiliense e brasileira e, por isso, busca sua difusão e atualização através de projetos, apresentações e oficinas.

Da produção do Mestre, consagrado pelo povo e pelo ‘Prêmio Culturas Populares e Ação Griô Nacional’ (MinC), já constam dois CDs: “Zé do Pife: de avô para neto” (2008) e “De Brasília a São José do Egito” (2010). Em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), Seu Zé ministra, desde 2007, oficinas semestrais de pífano, dentro da própria Universidade.

Foi na UnB que começaram os encontros com as Juvelinas: Valéria Lehmann (pífano, rabeca e voz), Kika Brandão (pífano e voz), Maísa Amorim (pífano e voz), Naira Carneiro (pífano, sanfona e voz), Luciana Bergamaschi (triângulo e voz), Andressa Ferreira (caixa, violão e voz), Isa Flor (zabumba e voz) e Gutcha Ramil (pratos, violino e voz).

Em Campinas, banda encontrará o grupo local “Flautins Matuá” e, juntos, farão dois shows em Barão Geraldo. Às 12h, realizam cortejo e show na Praça do Coco e às 19h, apresentam-se no Centro Cultural Casarão.

A ideia da turnê é trocar saberes e experiências no encontro com grupos tradicionais e oferecer apresentações, cortejos e oficinas. O encontro com o grupo Matuá permitirá um intercâmbio sobre a pesquisa do pife em uma roupagem contemporânea. O resultado esperado da turnê é a comunhão com os grupos anfitriões e a população das cidades visitadas. Uma jornada, segundo o grupo, não apenas de apresentações culturais e pesquisa, mas também de resgate e de divulgação da cultura popular brasileira.

Todas as apresentações têm entrada gratuita. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Cortejo e Show
Data: 30 de agosto
Horário: 12h
Local: Praça do Coco – rua José Martins, 738, Distrito de Barão Geraldo

Apresentação com o grupo Flautins Matuá
Data: 30 de agosto
Horário: 19h
Local: Espaço Cultural Casarão – rua Maria Ribeiro Sampaio Reginato, s/n – Bairro Terras do Barão, Distrito de Barão Geraldo

*Pife – flautas rústicas são comumente chamadas de pífanos ou pífaros. Porém, no nordeste do Brasil, há uma tradição muito específica ligada ao pífano. Mais conhecida como Pife, o pifano nordestino é de influência indígena, na melodia e no modo de fazer. Vários grupos de índios faziam e fazem flautas com o mesmo bambu taboca desde tempos imemoriais.

*Aboio – é um canto típico do Nordeste brasileiro, comum também no interior de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul . Consiste em um canto sem palavras cantado pelos vaqueiros quando conduzem o gado pelas pastagens ou para o curral.