Quase 9 mil unidades do achocolatado Toddynho, de 200 mililitros, estão sendo recolhidas no Rio Grande do Sul por estarem impróprias para consumo. O lote recolhido tem a marcação GRU L1551, com data de fabricação no dia 2 de junho deste ano e validade até 29 de novembro próximo.

Toddynho
Lote contaminado foi distribuído no RS

Ainda ontem (11) a Secretaria Estadual da Saúde divulgou que recebeu duas notificações de consumidores das cidades de Porto Alegre e Viamão sobre alterações de sabor e de cheiro do produto. Os consumidores também relataram sensação de ardência na boca e náuseas após o consumo de Toddynho do lote mencionado.

Segundo a fabricante Pepsico do Brasil, as unidades recolhidas estão com gosto azedo e podem causar desconforto gastrointestinal por estarem fora da especificação bacteriológica. “O produto em questão, que estava bloqueado no centro de distribuição, foi equivocadamente comercializado no estado do Rio Grande do Sul, a maioria em Porto Alegre, por uma falha no processo de descarte de produtos fora de especificação bacteriológica”, diz em nota.

A fabricante orienta os consumidores que tenham produtos do lote impróprio para o consumo a entrar em contato com a empresa pelo 0800 703 2222.

Em 2011, a Secretaria de Saúde gaúcha registrou pelo menos 39 casos de intoxicação por causa da bebida, como irritação e queimaduras na boca de crianças. Na época foram recolhidas 80 unidades da bebida. (Agência Brasil)