O prefeito de Campinas, Jonas Donizette (PSB), decidiu imitar o ex-governador de São Paulo, José Serra, que na campanha presidencial de 2010 inaugurou a maquete de uma ponte entre Santos e Guarujá, que até hoje não saiu do papel. Donizette inaugurou com toda a pompa o início de um projeto de vistoria técnica e recuperação do Centro de Convivência Cultural “Carlos Gomes”.
PMCA inauguração do início da vistoria foi anunciada pelo prefeito Jonas Donizette na terça-feira, 15 de julho, na Praça Imprensa Fluminense, onde fica o teatro, um símbolo cultural e do patrimônio artístico de Campinas. O teatro está interditado desde dezembro de 2011.

Não só o prefeito participou da inauguração do estudo, que teve discurso e apresentações. O secretário municipal de Infraestrutura, Pedro Leone Luporini dos Santos, e secretário municipal de Cultura, Ney Carrasco, também estiveram presentes. “Nosso objetivo é ter um teatro de referência, de alta qualidade, que passe por uma reforma definitiva e possa funcionar por mais 20 anos somente com manutenção. E que volte a ser o grande teatro que foi no passado”, destacou o secretário de Cultura, Ney Carrasco, durante a inauguração do início da vistoria.

Esta primeira fase de projetos tem prazo de cerca de 120 dias e orçamento de R$ 570 mil. A segunda etapa, com projetos complementares, será feita somente após a conclusão da fase. A construtora Rossi Residencial, por meio de acordo de compensação de obras, ao custo de R$ 1 milhão, está custeando os estudos e foi a responsável pela contratação da empresa que fará os testes e o projeto. “Após a segunda etapa, o projeto será concluído e a Prefeitura poderá abrir o processo licitatório para iniciar os trâmites da reforma”, disse o secretário de Infraestrutura, Pedro Luporini.

A meta é elaborar o projeto de recuperação estrutural das arquibancadas e lajes do teatro, impermeabilização e de drenagem. O estudo vai abranger tanto o teatro interno quanto o de arena. Nesta primeira fase, para elaborar o projeto, será feita a inspeção técnica, investigações das estruturas, sondagem de reconhecimento do subsolo, ensaios de prova de carga da estrutura (para avaliar a carga que a estrutura suporta) e avaliação de todas as deficiências estruturais que existem no prédio.

Histórico do Centro de Convivência

O Centro de Convivência Cultural de Campinas foi projetado pelo arquiteto Fábio Penteado e inaugurado em 1976. É um espaço multiuso para a realização de espetáculos de teatro, dança, palestras, simpósios, conferências, exposições artísticas e das demais áreas de conhecimento.

A capacidade do teatro de arena é para aproximadamente 3 mil pessoas e do teatro interno “Luís Otávio Burnier” para 529 pessoas. O complexo do CCC, desde a inauguração, não passou por reforma completa, apenas recebeu obras pontuais.

O CCC foi interditado em 14 de dezembro de 2011, porém reabriu parcialmente entre janeiro e fevereiro de 2012 para a Campanha de Popularização do Teatro. Após fevereiro de 2012, nunca mais abriu as portas.