Holandês Joep Lange
Holandês Joep Lange

O  voo MH17, da Malaysia Airlines, que caiu na Ucrânia, teria cerca de 100 passageiros que fariam escala em Kuala Lumpur para depois seguir para Melbourne, onde no fim-de-semana acontece uma conferência internacional sobre Aids, segundo informa a imprensa australiana.  Entre as vítimas estão investigadores, ativistas e profissionais de saúde.

Um deles é o holandês Joep Lange, um dos especialistas internacionais reconhecidos nesta patologia, nomeadamente pelo seu trabalho na busca de medicamentos mais acessíveis. Lange, que nasceu em 1954, dedicou mais de 30 anos à investigação sobre o vírus da imunodeficiência humana e chegou a ser presidente da International AIDS Society.

Em meados da década de 1990, Lange defendeu o uso da terapia combinada no tratamento de HIV / AIDS. Ele argumentou que se trata de uma “ilusão pensar que a monoterapia com qualquer agente anti-retroviral terá um impacto importante e duradouro sobre esta doença”, porque o desenvolvimento de resistência aos medicamentos reduz significativamente a eficácia do tratamento.  Em 1996, Lange defendeu o trabalho do polêmico pesquisador HIV / AIDS David Ho, que tratou pacientes infectados por terem de engolir 20 comprimidos por dia, como parte de um multirresistente coqueteal anti-aids. Embora esta experiência foi muito criticado, Lange explicou ao The Wall Street Journal que “o trabalho de David, nos últimos anos tem ajudado a transformar completamente a nossa compreensão do HIV “.

Lange também foi um defensor importante para fornecimento de medicação acessível AIDS para os países africanos, afirmando em um ponto que “é fácil encontrar coca-cola gelada na África, mas não drogas”.

O Malaysian Airlines pode ter sido abatido por um míssil, já que o aparelho perdeu a comunicação com terra na região oriental de Donetsk, perto da cidade de Shaktarsk, e palco de combates entre forças governamentais ucranianas e rebeldes federalistas pró-russos. (Carta Campinas)