e5f302ba77b4c7aea25a7c44978d7d09Até o dia 25 de agosto poderá ser vista no hall do Paço Municipal de Campinas a exposição “Grande Caminho Inca” ou “Quapaq ñan”. Inaugurada no último dia 25 de julho, a exposição traz 80 fotografias e 7 objetos de cerâmica que retratam este importante espaço localizado no Peru.

A mostra reúne fotos em alta resolução, com detalhes precisos e são de vários autores peruanos. O caminho Inca é a rota que reuniu os povos andinos pré-hispânicos e permitiu os intercâmbios comerciais e culturais das centenas de grupos étnicos que criaram o império inca: desde Argentina, Chile, Bolívia, Peru, Equador e Colômbia. Atualmente, parte do Caminho Inca é conhecida por abrigar turistas de todo o mundo. Eles percorrem a antiga estrada que atravessa a Cordilheira dos Andes – de Cuzco a Machu Picchu. Pela sua importância, o local foi declarado patrimônio cultural da humanidade pela Unesco no dia 22 de junho deste ano.

A exposição estava no Consulado do Peru, em São Paulo, e os objetos pertencem ao Ministério de Relações Exteriores daquele país. O cônsul do Peru, Arturo Jarama, agradeceu o apoio da Prefeitura e a fraternidade do povo de Campinas em receber a exposição que tem sido apresentada para vários países pela Embaixada do Peru e o Consulado do Peru.

A exposição vem para Campinas por causa da importância da cidade que tem uma colônia peruana com cerca de 500 pessoas, a maioria formada por estudantes, muitos deles alunos da Unicamp. 

A exposição é fruto de uma parceria do Consulado do Peru com a Secretaria de Cultura e a visitação é gratuita. (Carta Campinas com informações de divulgação)