water dance 010De 22 a 25 de julho, às terças, quartas, quintas e sextas das 15h às 18h, integrando a  nona edição do projeto mensal PERFORMANCE no Sesc Campinas, o coletivo de artistas cariocas Líquida Ação realiza uma residência durante uma semana que busca reconstruir com os participantes e o público trabalhos provenientes de sua pesquisa. 

O workshop que será ministrado pelo grupo é baseado na pesquisa de movimento corpo-espaço urbano do coletivo, visando a criação de uma estrutura cênica processual e inclusiva que absorva a presença dos moradores dos lugares por onde passa a intervenção “Paisagens Inter-Urbanas”. Durante o workshop, o coletivo apresentará um panorama dos processos, reflexões e ações que compõem o seu repertório. Ao final, os participantes se juntam aos performers  do coletivo carioca na realização da intervenção urbana no Largo da Catedral.

Nas ações do coletivo, a presença do elemento água media a relação dos corpos com diversos contextos espaciais, sociais e culturais. Corpo/água/espaço são matérias de criação do processo de colagem que coloca em jogo os limites entre arte e realidade. A água como elemento vital e a liquidez dos valores na sociedade de consumo, são eixos da produção artística do Líquida Ação no campo da performance e das intervenções urbanas.

O intuito da residência e das apresentações é compartilhar com os participantes e o público os processos de trabalho provenientes das pesquisas desenvolvidas em arte contextual. Nessa perspectiva, as circunstâncias atuais de Campinas, que atravessa um período crítico de estiagem e baixo nível dos reservatórios de água na região, serão incorporadas aos processos artísticos desenvolvidos durante a residência.

As inscrições para participação no workshop e na intervenção podem ser feitas pelo site. A atividade é gratuita. (Carta Campinas com informações de divulgação)