10489686_760425347353557_8567880845690879219_nO próximo fim de semana terá diversas exibições gratuitas integrando diferentes ciclos de cinema que acontecem no Museu da Imagem e do Som (MIS) de Campinas.

Na sexta-feira, às 19h, será exibido o filme “Spartacus”, como parte do ciclo em homenagem ao cineasta Stanley Kubrick.  Baseado no livro do escritor norte-americano Howard Fast, o filme conta a saga de Espártaco, interpretado por Kirk Douglas, ou Spartacus em latim, escravo e gladiador de origem trácia que liderou a maior revolta de escravos do Império Romano, conhecida como “Terceira Guerra Servil”.

No sábado, às 16h, o ciclo “Cinema e Literatura”, que tem curadoria do crítico de cinema e jornalista Ricardo Pereira, exibirá o filme “O Grande Gatsby”, de Baz Luhrmann, baseado no romance homônimo de F. Scott Fitzgerald.  Publicado em 1925, “O Grande Gatsby” é um clássico literário americano. O relato embevecido de Nick Carraway da ascensão e queda de seu vizinho carismático durante um único verão passou a evocar os excessos agradáveis e as falsas promessas de toda uma década. Os temas visuais extraordinários do romance – os olhos agourentos do outdoor, a terra desolada entre a Nova York metropolitana e a hedonista New Island, os azuis e dourados da hospitalidade noturna de Gatsby – combinaram a iconografia da “era do jazz” com as ansiedades sobre a ordem social cambiante típica do modernismo americano. Gatsby vergonhosamente criado com base em uma “concepção platônica de si mesmo”, passou a ser o sinônimo de nada menos que o sonho americano.

A versão mais recente do romance para o cinema, lançada em 2013, traz o aspirante a escritor Nick Carraway (Tobey Maguire) que deixa o Centro-Oeste americano e chega a Nova York, na primavera de 1922, em uma era de afrouxamento moral, jazz resplandecente e rios de contrabando. Perseguindo o próprio sonho americano, Nick vira vizinho de um misterioso e festeiro milionário, Jay Gatsby (Leonardo DiCaprio). É assim que Nick é atraído para o mundo cativante dos milionários, suas ilusões, amores e fraudes. Ao testemunhar fatos de dentro e fora do mundo que ele habita, Nick escreve um conto de amor impossível, sonhos incorruptíveis e tragédias que espelham conflitos em tempos modernos. 

Ainda no sábado, às 19h30, será exibido o filme “A Greve”, dirigido pelo então jovem cineasta Serguei Eisenstein, aos 26 anos, como parte do ciclo “Revisão crítica do cinema novo”. O filme mostra mostra a greve ocorrida na Rússia em 1912, durante o governo czarista, quando os operários de uma fábrica foram brutalmente reprimidos pela polícia.

Todas as exibições são gratuitas e seguidas de debate. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Ciclo Stanley Kubrick
Spartacus
Dia: sexta-feira, 1 de agosto
Horário: 19h

Ciclo Cinema e Literatura
O grande Gatsby
Dia: sábado, 2 de agosto
Horário: 16h

Ciclo Revisão crítica do Cinema Novo
A greve
Dia: sábado, 2 de agosto
Horário: 19h30

Local: Museu da Imagem e do Som de Campinas (MIS), no Palácio dos Azulejos
Endereço: Rua Regente Feijó, nº 859, Centro
Entrada gratuita