Trabalho infnatilUm mosaico humano será formado na Enseada de Botafogo, no Rio de Janeiro, na manhã de quarta-feira (11), como uma ação de combate ao trabalho infantil. No dia seguinte, 12 de junho, é celebrado o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil.

Por causa da Copa do Mundo de 2014, especialmente por ser no Brasil, a campanha deste ano – Todos Juntos contra o Trabalho Infantil -, conduzida pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil terá ênfase na conscientização contra o uso de mão de obra de crianças e adolescentes durante o mundial.

No evento será lançada a musica Till Everyone Can See, de Pharrell Williams e Hans Zimmer, com a participação de outros músicos. A música poderá ser baixada pela internet a partir de quarta-feira. Em redes sociais, também será dada ênfase à campanha da OIT, Cartão Vermelho para o Trabalho Infantil, relançada anualmente pela organização para a conscientização contra o uso de mão de obra de menores.

Outras ações serão realizadas em várias cidades brasileiras. Na quarta-feira, no Recife, será feita uma sinalização com o Cartão Vermelho para o Trabalho Infantil na Avenida Governador Agamenon Magalhães, no cruzamento da Praça do Derby, das 8h às 10h da manhã. Em Salvador, no dia 12 de junho, no aeroporto e na rodoviária, serão distribuídas tabelas dos jogos da Copa e material de campanha contra o trabalho infantil.

Em Alagoas, ao longo da semana, a organização não governamental Visão Mundial, irá promover oficinas, palestras e panfletagem nos municípios de Canapi, Inhapi e São José da Tapera.  Em João Pessoa, no restaurante Mangai, a campanha Cartão Vermelho será lançada na quarta-feira em um café da manhã para a imprensa e para autoridades locais.

Em São Luís, das 9h ao meio-dia do dia 12, no Parque do Bom Menino, serão promovidas atividades esportivas para crianças e adolescentes atendidas pelos núcleos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil dos quatro municípios da grande São Luís. Também será distribuído material de mobilização da opinião pública sobre os prejuízos causados pelo trabalho infantil, particularmente no período da Copa do Mundo.

Em Porto Velho, das 8h às 12h da quarta-feira, no Parque dos Tanques, também serão promovidas atividades esportivas com crianças ribeirinhas e em situação de risco. Em Epitaciolândia, no Acre, às 8h da manhã do dia 12, será realizada uma audiência pública sobre o tema no auditório da Câmara Municipal.

A Organização Internacional do Trabalho estima que  existem 168 milhões de crianças e adolescentes  entre 5 e 17 anos que trabalham atualmente. Desse total, a maioria está na agricultura – cerca de 98 milhões (58%). Um dos setores que preocupa a organização é o do trabalho doméstico, em que há mais de 15 milhões de menores trabalhando e que é considerada uma das piores formas de trabalho infantil, por envolver atividades perigosas, com efeitos nocivos à saúde física, mental e emocional. (Agência Brasil)