Professores em protesto na Av. Paulista
Professores em protesto na Av. Paulista

Em assembleia realizada na tarde desta terça-feira (3) no viaduto Jacareí, em frente à Câmara Municipal, os professores da rede municipal de ensino decidiram por fim à greve que já dura mais de um mês.

Depois de uma reunião com representantes da gestão municipal, o sindicato que representa os professores optou por voltar ao trabalho a partir desta quarta-feira (4). De acordo com a entidade, além do aumento de 13,43% nos salários anunciado em maio, a Prefeitura se comprometeu a incorporar o bônus de 15,38%  sobre os vencimentos de ativos e aposentados, divididos em três parcelas: 5,54% em maio de 2015; 3,74% em maio de 2016 e 5,39% em novembro do mesmo ano.

Com os reajustes, o piso salarial do professor municipal em São Paulo, com jornada semanal de 40 horas/aula, passa a ser um dos maiores do país, chegando a R$3 mil.

Entre outras reivindicações dos servidores, estava a melhoria das condições de trabalho. Quanto à essa pauta, foi fundamental para o fim da greve a promessa da Prefeitura de apresentar uma proposta, em até 60 dias, de melhoria dessas condições. De acordo com a gestão municipal, essas melhorias vão girar em torno dos direitos de carreira, da organização do ensino, do funcionamento das escolas, saúde dos profissionais e segurança.

Uma outra conquista foi a dos professores de creches e centros de educação infantil, que ganharão 15 minutos de intervalo durante as jornadas.

Os 41 dias em que os profissionais ficaram paralisados serão pagos integralmente pela Prefeitura, com calendário de reposição. (Da Redação do SPspresso)