port“O papel do Choro na formação do músico brasileiro” é o tema da sétima edição do Encontro de Choro da Unicamp que acontece de 4 de maio, próximo domingo, até 9 de maio em Campinas. Com programação intensa, focada na formação musical e em apresentações musicais, o Encontro terá nove apresentações musicais em diversos espaços da cidade, oito oficinas de instrumento, quatro oficinas de prática de conjunto, quatro aulas abertas e duas mesas de debate no Instituto de Artes (IA) da Unicamp, além das rodas abertas, que acontecerão todas as noites, cada dia em um bar da cidade. Todas as atividades serão gratuitas, havendo limite de vagas e seleção para as oficinas, cuja inscrição deve ser feita pela internet.

De acordo com o tema desta edição, o foco será nas aulas práticas – individuais e de conjunto – ampliando as atividades artísticas para outros setores da cidade. As aulas serão ministras por professores da Escola Portátil de Música (Rio de Janeiro), principal expoente do choro contemporâneo. Dessa forma, o Encontro possibilita a vivência dos participantes junto à nomes consagrados da música brasileira no que diz repeito à criação e execução da música. Os professores participantes são: Jayme Vignoli, cavaquinista; Marcus Thadeu, pandeirista; Mauricio Carrilho, violonista de 7 cordas; Paulo Aragão, violonista; Nailor Proveta, clarinetista; Pedro Aragão, bandolinista; Pedro Paes, saxofonista; e Toninho Carrasqueira, flautista.

Além de ministrar as oficinas gratuitas, os professores da Escola Portátil apresentarão o show de abertura do Encontro, “O Baú do Animal”, no dia 4 de maio, às 20h, no Teatro Castro Mendes. Além do Castro Mendes, a programação se estenderá por espaços culturais da Unicamp (Casa do Lago e Auditório do Instituto de Artes), Praça Central de Barão Geraldo, e também no Centro de Integração Social Guanabara. Serão ocupados ainda bares e restaurantes para as atividades de Roda de Choro Aberta, permitindo assim um maior contato do evento com a cidade.

Em seus 6 dias, o Encontro segue o formato dos mais importantes festivais de música do país, favorecendo a participação de artistas, estudantes e do público interessado de outras cidades.

O projeto do sétimo Encontro de Choro da Unicamp foi contemplado pelo edital “Festivais de Artes” do Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e conta com diversos parceiros e apoiadores da Unicamp, Secretaria Municipal de Cultura, Comunidade Artística, Espaços Culturais, Casas e Bares da cidade de Campinas. O evento surgiu em 2004 no Instituto de Artes da Unicamp – contando com a organização de alunos, artistas e professores – e, nesta sétima edição, inova pelo seu caráter itinerante que pretende aproximar as atividades artísticas que acontecem no espaço da Universidade, da comunidade de Campinas, ampliando e renovando o público.

A programação completa do evento pode ser conferida AQUI.

(Carta Campinas com informações de divulgação)