O Dia das Prostitutas (ou Puta Dei), que acontece no próximo dia 2 de junho, será lembrado em Campinas com debate, lançamento de filme, desfile e atrações culturais. O evento, organizado pela Associação das Mulheres Guerreiras, começa às 13h com um debate sobre a regularização da profissão no Salão Vermelho da Prefeitura de Campinas.

Puta Dei
Evento acontece no mundo todo no dia 2 de junho

O debate terá a participação de  Betânia, (Associação Mulheres Guerreiras), Indianara Alves Siqueira (do gabinete do deputado federal Jean Wyllys) e representante da Defensoria Pública de São Paulo.
Depois, às 18h, acontece na rua 13 de maio, 200, atrás da Catedral, o lançamento do filme Mulheres Guerreiras: desbravando estradas da vida, que conta a história do movimento das prostitutas de Campinas. O evento ainda terá desfile da grife Daspu, do Rio de Janeiro, e atrações culturais.

O Dia das Prostitutas é comemorado no dia 2 de junho porque na França, em 1975, 150 mulheres prostitutas ocuparam uma igreja em protesto contra a violência do Estado, que usava a polícia para reprimir os espaços de trabalho das mulheres e faziam perseguições aos seus familiares. “As prostitutas queriam que a utilidade social de sua profissão, como verdadeiras educadoras sexuais, fosse reconhecida e conseguiram uma repercussão mundial, utilizando dos meios de comunicação e da conversa corpo a corpo – distribuindo impressos que diziam a gravidade da perseguição policial que sofriam. A partir de então, este dia é celebrado em várias partes do mundo como o Dia Internacional da Prostituta”, diz página do evento no Brasil.

O Puta Dei no Brasil, começou em Belém do Pará, em 2012, organizado pelo GEMPAC (Grupo de Mulheres Prostitutas do Estado do Pará), que tem mais de 10 mil mulheres inscritas no estado. “O PUTADEI em cada ano firma seu conceito de incidência política que une a diversidade de esquinas. Uma política cultural que não se pretende fechada em um grupo, local ou conceito, mas quer ganhar aliados e espaços na construção de novos significados que fortaleçam as lutas da mulheres prostitutas, do direito de qualquer cidadão à cidade, à liberdade de expressão e à felicidade!

O Puta Dai se tornou um dia conhecido nacionalmente e acontecerá este ano no Pará, Minas Gerais, Rio de janeiro, Campinas, São Paulo. (Carta Campinas)