Os soldados do Exército começaram nesta quarta-feira (16) a auxiliar a Secretaria Municipal de Saúde. Ele estão colocando telas milimétricas em caixas d’água e vertedouros (“ladrão”). A ação, que teve início às 8h30, se encerrou às 13h, e contou com uma equipe de 18 homens que percorreram ruas do Jardim Cosmos, região noroeste de Campinas.

Soldado
Soldado coloca tela em ladrão de caixa d’água

Foram percorridos 10 quarteirões, teladas 40 caixas d’água e mais de 100 vertedouros. Os agentes de saúde também entraram nas residências, orientaram os moradores e vistoriaram os quintais.

A partir da próxima semana, todas as terças, quartas e quintas-feiras, os homens, acompanhados de agentes de saúde, continuarão os trabalhos, mas a região ainda será definida pela Vigilância Epidemiológica.

A médica veterinária Analice Freitas da Silva, da Vigilância Epidemiológica Noroeste, ressaltou que telar as caixas d’água é muito importante na luta contra o mosquito Aedes aegypt. “As caixas d’água são hoje um dos maiores criadouros do mosquito e acredito que essa ação terá um impacto importante na transmissão”, explica. De acordo com levantamento da Secretaria de Saúde, 80% dos criadouros do mosquito estão nas residências. (Carta Campinas com informações de divulgação)