Joao MacDowell-Photo by Nicolau El MoorNos próximos concertos da Orquestra Sinfônica da Unicamp, que acontecerão no dia 9 de abril, quarta-feira, às 20h, no Teatro Castro Mendes, e no dia 10 de abril, quinta-feira, às 19h, gratuitamente na Casa do Lago, na Unicamp, os músicos interpretarão a obra “Sinfonia nº 1”, do músico e compositor brasileiro João MacDowell, líder de um movimento que tem renovado a ópera em Nova York, nos Estados Unidos.

A obra é interpretada pela primeira vez em Campinas e traz em sua concepção uma reunião de influências da música popular brasileira como o frevo maracatu, a toada, o choro e o baião com a ópera clássica. Essa fusão de elementos aparentemente distantes, marca a trajetória do compositor e revela a sua tentativa de romper as barreiras formais da música erudita e ter sua música reconhecida junto aos clássicos.

Um músico com diversas influências, a carreira de João foi do punk rock à música clássica. Sua banda “Tonton Macoute” marcou época no circuito alternativo de Brasília como precursores do drum’n bass e do acid jazz. No Rio de Janeiro, ele lançou quatro álbuns que misturavam elementos de MPB e pop. Aluno da famosa Juilliard School of Music, aperfeiçoou técnicas de composição clássica, e recebeu aulas com David Del Tredici, Samuel Adler, Kendall Briggs e Samuel Zyman.

Em 2008 estreou sua primeira ópera, “Tamanduá”. Escreveu, ainda, “Flores de Penélope” ( 2012), e “Gritos e Sussurros” (2014). Nesse meio tempo, uniu-se ao italiano Luigi Porto e ao maestro brasileiro Thiago Tibério para propor uma renovação do gênero operístico, fundindo influências da música popular brasileira, do teatro musical e do pop.

Sob regência de Cinthia Alireti, as apresentações da Sinfônica trazem, ainda, o jovem violinista brasileiro Moisés Bonella Cunha, atualmente radicado nos Estados Unidos, e considerado um dos mais destacados de sua geração. No repertório, além da peça de MacDowell, também serão interpretadas a abertura “L´italiana in Algeri”, de G. Rossini, e o Concerto para violino, de F. Mendelssohn. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Orquestra Sinfônica da Unicamp
Regência: Cinthia Alireti
Solista: Moisés Bonella Cunha (violino)
9 de abril (quarta), às 20h – Teatro Castro Mendes (Praça Corrêa de Lemos, s/. Vila Industrial. Campinas). Telefone (19) 3272.9359
Ingressos: R$ 20 e R$ 10
10 de abril (quinta), às 19h – Casa do Lago (Unicamp)
Entrada franca

 

Programa
G. Rossini – Abertura “L´italiana in Algeri”
F. Mendelssohn – Concerto para violino, op. 64, em mi menor
Allegro molto appassionato
Andante
Allegretto non troppo – Allegro molto vivace
João Macdowell – Sinfonia nº 1
I -Frevo Maracatu – Mostly Allegro – Uma noite
II- Toada – Adagio – Ela deseja
III – Choro Samba – Andante – Aeroporto
IV – Baião – Mostly Presto – Outra noite