Cortázar, autor de "O jogo da amarelinha"
Cortázar, autor de “O jogo da amarelinha”

Inspirado pelo universo fantástico e autobiográfico do autor argentino, Julio Cortázar, o Grupo Matula Teatro está trabalhando em um novo processo de criação com estreia prevista para julho de 2014, quando serão realizadas oito apresentações do espetáculo na cidade de Campinas.

“IMAGO – uma lua n’água” é uma produção teatral internacional (Brasil/Chile) que celebra os 100 anos do nascimento de Julio Cortázar e marca também o início da celebração de 15 anos do Grupo Matula Teatro.

O texto foi escrito especialmente para o Grupo pelo dramaturgo chileno Leonardo González Torres, a pedido da diretora, Claudia Echenique, também chilena. Este intercâmbio tem como objetivo a investigação cênica de um imaginário fantástico latino-americano contemporâneo, em que os limites entre inacreditável e o cotidiano, entre a fantasia e a realidade, não são separados, opostos ou fáceis de diferenciar.

O imaginário fantástico de Cortázar dá vida a um espetáculo de teatro que traz a história de cinco personagens em um barco. Um menino, uma mãe, um músico, uma cozinheira e um peixe escritor viajam juntos rumo ao Brasil nos anos 40. As histórias de cada um misturam-se à história do menino, misteriosamente doente. A embarcação se revela um mundo fantástico no qual tudo é possível: os peixes falam, uma música pode produzir um estado de embriaguez, uma mulher vomita coelhos, um menino doente alucina e vê a si mesmo num adulto desconhecido.

Para além das individualidades fantásticas dos personagens, a atenção do público é levada para os laços que se criam entre eles, para o processo da convivência no interior da embarcação, que supostamente deveria levá-los a outro lugar. A permanência no barco faz com que cada um deles afunde-se cada vez mais naquilo que são ou que já foram.

Com estilo cinematográfico e ritmo inquietante, o texto é uma viagem através do mar e das imagens que o escritor argentino utiliza em seus relatos- coelhos que nascem da boca, duas pessoas não iguais, mas análogas, jogos temporais, animais que se comportam como homens, e homens que se comportam como animais. Voltada ao público adulto, esta fábula utiliza personagens alegóricos, como os animais e um menino, para falar sobre a loucura do amor e da solidão nas relações.

A maior parte do projeto deste espetáculo está sendo feito sem recursos públicos ou da iniciativa privada, apenas com o investimento do próprio grupo. Dessa forma, para tornar esta produção viável – finalizar o espetáculo e realizar as oito apresentações na cidade de Campinas – entra em cena o financiamento coletivo, que será fundamental para cobrir alguns gastos da criação: material e confecção de cenário e figurino, custos com iluminador, trilha sonora, produção executiva, registro fotográfico e audiovisual e assessoria de comunicação, ou seja, todos os custos que dependem de parceiros externos ao grupo, equivalente a cerca de 30% do total do projeto.

Ao pensar nisso, o grupo criou um projeto no Catarse destinado a obter fundos para a montagem do espetáculo. A ideia é que cada um que contribuir de alguma forma se torne também co-realizador do espetáculo, neste sentido, as recompensas foram pensadas de modo que cada apoiador receba de volta uma experiência.

O Grupo Matula Teatro – prestes a comemorar 15 anos de existência –  é formado por um coletivo de artistas, gente de teatro, que trabalha dentro e fora da cena. As atividades do grupo são fundamentadas no trabalho do ator, desde a investigação dos diversos aspectos do fazer teatral, criação e circulação dos espetáculos, à formação e elaboração de metodologias que possuem como foco os procedimentos que envolvem a experiência cênica.  (Carta Campinas com informações de divulgação)

Veja o vídeo de divulgação do projeto:

Direção: Claudia Echenique
Dramaturgia: Leonardo González Torres
Atuação: Alice Possani, Bruno Cardoso, Erika Cunha e Melissa Lopes
Direção de Arte: Anna Kuhl
Iluminação: Marcelo Lazzaratto
Trilha Sonora: Silas de Oliveira
Produção Executiva: Quesia Botelho
Design Gráfico: Bruno Cardoso
Assessoria de Comunicação e Audiovisual: Crioula Estudio Design
Criação e Realização: Grupo Matula Teatro