Obra de Matsuno que faz parte da exposição
Obra de Matsuno que faz parte da exposição

Na próxima sexta-feira, 25 de abril, às 20h, duas exposições serão abertas no Museu de Arte Contemporânea de Campinas (MACC): “A Ordem dos Destroços”, de Cláudio Matsuno, e a exposição “Heranças Construtivas”, que traz uma seleção de obras do Museu de Artes Visuais da Unicamp.

“A Ordem dos Destroços”, do artista paulistano Cláudio Matsuno, com curadoria do crítico de arte Paulo Gallina, apresenta ao público uma série de desenhos sobre diversos suportes, objetos, vídeo, intervenções e pinturas formando uma grande instalação. A primeira individual do artista em Campinas e a décima segunda de sua carreira questiona o real significado dos materiais e sua poética em diferentes ambientes, utilizando na maioria das vezes sucatas encontradas em caçambas, restos de tintas, coisas do cotidiano para compor a pesquisa do artista em artes visuais, além dos recursos tradicionais como telas, papéis e colagens. Essa imersão dentro da plasticidade dos diversos materiais e suportes nos mostra uma associação de acúmulo, excesso, vulnerabilidade e a efemeridade das coisas.

A exposição “Heranças Construtivas na Arte Brasileira: uma seleção de obras do acervo do MAV/Unicamp” traz uma seleção de obras do Museu instituído em 2012, que possui um conjunto significativo de trabalhos de autoria de alguns dos integrantes dos movimentos Manifesto Neoconcreto (RJ) e do Grupo Ruptura (SP) que se opunham entre si.  A forte polêmica entre poetas, artistas e críticos do Rio e de São Paulo, resultou em um dos momentos mais fecundos da produção brasileira. Embora as obras fossem realizadas em anos posteriores, elas remetem de forma expressiva ao debate original.

Há obras dos artistas Geraldo de Barros, Anatol Wladyslaw, Hermelindo Fiaminghi e Hércules Barsotti. Artistas atuantes em Campinas nos anos 1950/60, integrantes do grupo Vanguarda, como Raul Porto, Thomaz Perina, Maria Helena Motta Paes e Franco Sacchi, os quais procuraram renovar o recatado ambiente artístico da cidade, ainda afeito à produção acadêmica, também estão na seleção de obras da exposição.

A exposição “Heranças Construtivas” traz também alguns trabalhos de Macaparana, Tuneu e Lygia Eluf, os dois últimos professores do Instituto de Artes da Unicamp, nos quais se percebe o desejo de aliar sensibilidade e racionalidade, construção e expressão, em jogos dinâmicos criados por linhas retas, formas geométricas e figuras elementares.
Exposicao Herancas Construtivas - CartazAs exposição poderão ser vistas no MACC até 25 de maio gratuitamente. (Carta Campinas com informações de divulgação)
Exposições no MACC
Data: de 25 de abril a 25 de maio de 2014
Local: Museu de Arte Contemporânea de Campinas José Pancetti. Avenida Benjamin Constant, 1.633, centro
Horários: terça a sexta, das 9 às 17h, sábados, das 9 às 16h,domingos e feriados, das 9h às 13h.
Entrada gratuita