A Bolsa de Valores e os mercados de capitais podem decidir seu voto na próxima eleição para presidente da República?  Notícias recentes mostraram que uma queda nas intenções de voto de Dilma Rousseff (PT) faz a alegria de acionistas e investidores do mercado de capitais (pessoas e empresas que compram e vendem papéis no mercado de ações das bolsas de valores). Basicamente formado por corretoras e bancos.

Jorge Andre Iron Jobin
Tempos de alegria do mercado de ações, do mercado!

Isso porque se ela não ganhar, provavelmente seriam os nomes de Aécio Neves (PSDB) ou Eduardo Campos (PSB) que ganhariam. Esses dois candidatos, então, geram certa alegria para as empresas e investidores dos mercados de capitais.

Essas empresas e pessoas que investem nas bolsas de valores recebem mais dinheiro quanto mais lucro obtiverem de uma companhia (empresa) que eles apostaram e compraram suas ações. Por exemplo, compram ações da Petrobrás, então a Petrobrás tem de dar o maior lucro possível para se ganhar mais dinheiro. Assim, há sempre uma pressão para aumentar o preço do combustível para o consumidor (no caso você ou uma empresa que usa combustível, ou seja, quase todas). Assim, se os acionistas ganham, população e empresários do setor produtivo perdem.

Assim, a população em geral (seja pessoas comuns e empresas) vão sustentar a felicidade do mercado de capitais, pagando mais caro pelo combustível. Isso sem contar em políticas de baixo salário para os funcionários e baixo investimento na proteção do meio ambiente, visto que isso diminui o lucro. Recentemente, nosso exemplo, a Petrobrás, teve um lucro de R$ 21 bilhões. (Bilhões!!!). Mas o mercado diz que é pouco. Eles querem mais….então….

Dilma ainda não foi domesticada pelo mercado
Dilma ainda não foi domesticada pelo mercado

No mercado de ações, a maximização do lucro deve acontecer com todas as empresas, ou seja, ter o menor custo, cobrar mais dos consumidores, e lucrar mais para que as ações das bolsas de valores sejam valorizadas. Daí, em vez de fomentar o investimento, esse mercado torna-se um verdadeiro sangue-suga da população como um todo, que paga o máximo para que o mercado fique mais lucrativo e menos nervoso.

Talvez isso nos ajude a decidir o voto para as próximas eleições. Agora, fique atento, se Dilma Rousseff começar a alegrar esse mercado de capitais, esqueça. Deve haver candidatos mais interessantes para a população e o setor produtivo.