Com o objetivo de estender sua ação para o interior do estado de São Paulo, a Cooperativa Paulista de Teatro (CPT), abre oficialmente um escritório na cidade de Campinas, a cidade com o maior número de cooperados do interior e um forte movimento de artistas do teatro, bem como da dança e da música, manifestações artísticas que estão em constante diálogo com a arte de representar.

Escritório da Cooperativa no interior ficará na Estação Cultura
Escritório da Cooperativa no interior ficará na Estação Cultura

A abertura da Cooperativa Paulista de Teatro – Interior/Campinas (CPTI) permitirá a ampliação do número de cooperados que não acontecia, dentre outras razões, devido à distância entre Campinas e a sede da Cooperativa, localizada em São Paulo.

O escritório da CPT em Campinas será aberto oficialmente no próximo dia 6 de março entre 19 e 22h na Estação Cultura, e contará com apresentações artísticas de grupos e coletivos como Excaravelhas, Nina, Barracão Teatro, Tugudum, Marcelo Onofri e BlocoCupinzeiro.

Com a participação dos grupos artísticos pretende-se fazer uma abertura descontraída com apresentações, conversas e confraternização. O convite para participar do evento se estende principalmente aos artistas, fazedores culturais, divulgadores, colaboradores das artes e gestores de cultura.

Sediada na capital paulista desde 1979, a CPT conta atualmente com 4.000 sócios entre artistas de teatro, circo, dança e música. Destes, aproximadamente 500 são do interior, litoral e grande São Paulo. A verticalização da CPT e a instalação de um escritório em Campinas contribuirão para aumentar o número de associados no interior e, consequentemente, reforçar a organização política da classe artística, necessária para assegurar apoio a projetos, financiamento junto ao poder público e desenvolvimento profissional dos artistas da cena. (Carta Campinas com informações de divulgação)