Mostra no Sesc traz acervo raro de momento musical
Mostra no Sesc traz acervo raro de momento musical

As Big Bands caipiras são tema de uma exposição no Sesc Campinas que será aberta no próximo dia 1º de abril e vai até 1º de junho.  As Big Bands caipiras, ou orquestras dos bailes do interior paulista, promoviam a alegria de milhares de brasileiros com música de qualidade que convidava o público a dançar a noite inteira. Essas orquestras espelham um período de grande euforia e esperança para o país, as décadas de 20 a 50, nas quais o Brasil viveu momentos de grandes transformações econômicas, sociais e políticas.

A exposição apresenta, por meio de elementos audiovisuais como fotografias, textos e exibição de vídeo, além de recursos interativos, a história de doze orquestras de baile que marcaram a produção musical da época no interior. Três delas – embora com características e formações diferentes das originais – ainda se apresentam profissionalmente. Os grupos dos municípios de Catanduva, Franca, Rio Claro, Jaú, Jaboticabal, Guararapes, Espírito Santo do Pinhal, Tupã e São José do Rio Preto são os que possuem maior destaque.

As imagens fotográficas, vídeos e textos que estão reunidos na exposição são fruto do trabalho de pesquisa feito pelo jornalista e escritor José Ildefonso Martins, que percorreu cidades do interior em busca dessa memória que envolve as orquestras e também os bailes, importante momento de convívio social na época.

A exposição pode ser vista gratuitamente no Espaço Expositivo de terça a sexta-feira, das 7h às 22h, e sábado e domingo, das 9h30 às 18h. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Big Bands Caipiras
Sesc Campinas
1 de abril a 1 de junho
de terça à sexta-feira, das 7h às 22h
sábado e domingo, das 9h30 às 18h
Gratuito