06c4d56a077ed3abf490809217aa287eFeito de ritmos vindos da percussão dos tambores, do movimento vindo da dança coletiva de origem africana, e da magia vinda do forte sentido de religiosidade que atravessa a África tradicional, o jongo é uma expressão afrobrasileira que integra percussão de tambores, dança coletiva e práticas de magia.  No Brasil, essa prática de dança e música consolidou-se entre os escravos que trabalhavam nas lavouras de café e cana-de-açúcar, no sudeste brasileiro, principalmente no Vale do Rio Paraíba. O jongo era sua forma de comunicação e também de resistência.

Como forma de valorizar essa importante expressão cultural e fazer com que o público a conheça melhor, a exposição de fotografias ‘Jongo no Sudeste – São Paulo’, do fotógrafo Reinaldo Meneguim, será aberta na Estação Cultura, em Campinas, no próximo dia 20 de março, às 19h. Na abertura da exposição, também será lançado um CD de mesmo nome, feito em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura.

A exposição traz uma reunião de imagens captadas em janeiro de 2013 pelo fotógrafo em comunidades, mostrando pessoas envolvidas com a gravação do CD e ‘pontos’ de referência de alguns dos grupos do Estado de São Paulo, como Jongo Dito Ribeiro (Campinas), Jongo Mistura da Raça (São José dos Campos), Jongo de Quilombolas (Guaratinguetá) e Jongo de Piquete (Piquete).

Durante a abertura, haverá uma roda de Jongo apresentada pela comunidade Jongo Dito Ribeiro e uma roda de conversas sobre patrimônio imaterial, com integrantes do Departamento de Patrimônio Imaterial do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), responsável pelo tombamento e registro do patrimônio cultural brasileiro.

O Jongo é reconhecido como Patrimônio Nacional e a exposição e CD ‘Jongo no Sudeste – São Paulo’ fazem parte das ações de salvaguardas realizadas pelo Iphan-SP. Em Campinas, o jongo foi declarado patrimônio imaterial pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Artístico e Cultural de Campinas (Condepacc) no final de 2013. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Exposição de fotos e lançamento do CD ‘Jongo no Sudeste – São Paulo’, com fotos de Reinaldo Meneguim
Abertura: quinta-feira, 20 de março, às 19h
Período: 20 de março a 9 de abril, de segunda à sábado das 9h às 18h e domingo das 9h às 17h
Local: Estação Cultura de Campinas – Praça Marechal Floriano Peixoto, s/n
Gratuito