1966927_538267669619935_643933242_n27 de março é o Dia Nacional do Circo. A data será comemorada em Campinas com uma variada programação organizada com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura.

Na terça-feira, dia 25, às 10h, acontece no Centro Cultural Casarão de Barão uma palestra com a Professora Ermínia Silva sobre “A Formação do Circo Brasileiro”.

No mesmo dia, na Praça Rui Barbosa, no centro de Campinas, haverá uma apresentação do Bloco União Altaneira às 15h. As apresentações continuam com o Circo Volante, às 16h, e Resgatando o Circo, às 17h. Às 20h, as atrações vão para a Rua Dr. Quirino, no Circo Além da Lona, onde haverá um coquetel de abertura da II Mostra de Repertório do Circo Além da Lona, que acontece nos dias 25, 26 e 27 de março, apresentação das imagens da I Mostra e performances artísticas.

No dia 26, quarta-feira, uma oficina de palhaço com Luiz Carlos Vasconcelos acontece às 10h no Circo Além da Lona. As vagas são limitadas. Às 16h, as atrações continuam na Praça Rui Barbosa com a Cia Corpo Mágico. Às 17h, o público poderá assistir à apresentação artística do Palhaço Custelinha, e às 18h, às apresentações do Circo Além da Lona. Às 20h, no Jardim São Fernando, se apresenta o Circo Trup Trolhas e às 21h o núcleo A Mala dos Mamulengos.

Na quinta, dia 27, as atrações acontecem em Barão Geraldo e começam às 8h com a Oficina de Palhaço com Luiz Carlos Vasconcelos direcionada para os alunos do Curso de Artes Cênicas da Unicamp. A oficina acontece no IA (Instituto de Artes).

Voltando para o centro de Campinas, um cortejo festivo descerá o calçadão da 13 de Maio com o Bloco Berra Vaca. A concentração será na Estação Cultura às 15h. Às 17h, a Praça Rui Barbosa será palco das apresentações de Cuca Monga e de números de variedades com artistas convidados. Participação especial do Palhaço Xuxu.

Às 20h, ocorrerá um Café dos Artistas como encerramento das atividades e apresentações da Banda Skova Regressiva, além de performances artísticas no Circo Além da Lona. (Carta Campinas com informações de divulgação)