Nascido no dia 27 de junho de 1901, José de Castro Mendes foi um dos personagens importantes de Campinas justamente por valorizar e trazer à tona a história da cidade. Historiador, escritor, pintor, jornalista, poeta, fotógrafo e cronista, Castro Mendes dava importância ao patrimônio cultural campineiro, por isso foi um dos maiores opositores à demolição do Teatro Municipal Carlos Gomes, em 1965, pelo prefeito Ruy Novaes, e que nunca mais foi reconstruído.

Como forma de valorizar e tornar mais conhecida a sua história, um curta-metragem foi produzido pelo Núcleo de Cinema e Animação de Campinas. “Zeca” estreia no próximo dia 19 de março, quarta-feira, às 20h, no teatro que leva o mesmo nome do seu personagem principal.

A vida de José de Castro Mendes em animação
A vida de José de Castro Mendes em animação

O roteiro do curta-metragem de animação é baseado nos quadrinhos “Nego da Sanfona”, publicados por Maurício Squarisi no jornal Correio Popular no início dos anos 2000, que contavam a história de Campinas e de seus personagens mais significativos com um toque de humor e informações provenientes de sólida pesquisa.

A produção cinematográfica teve o apoio do FICC (Fundo de Investimentos Culturais de Campinas), da Secretaria Municipal de Cultura, e envolveu artistas de diversas áreas cujas vidas já se confundem com a história da cidade, como é o caso da atriz e jornalista Katia Fonseca, do grupo cênico-musical Último Tipo e do animador Enoc Cuité.

Atualmente, Castro Mendes é mais conhecido dos campineiros pelo Teatro Castro Mendes, que hoje leva o seu nome em razão de um fato que ocorreu em 1970, quando o então prefeito de Campinas, Orestes Quércia, comprou o Cine Casablanca e o adaptou para teatro. Na ocasião, Castro Mendes fez campanha para que se remontasse no novo teatro a ópera ‘O Guarani’, em comemoração aos 100 anos da peça. Castro Mendes morreu antes de ver esse fato concretizado e, desde então, iniciou-se uma campanha para que o teatro levasse seu nome.

Essa e outras histórias estarão neste filme idealizado por Maurício Squarisi, cuja estreia será gratuita e aberta ao público em geral. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Equipe do filme:
Maurício Squarisi – roteiro e direção
Wilson Lazaretti – produção
Janice Castro – produção executiva
Eliana Ribeiro – fotografia, edição e finalização
Beth Russo – assistência de animação
Anselmo Carvalho- desenho de som
Débora Castro – making off

“Zeca” – curta metragem
Núcleo de Cinema e Animação de Campinas
Data: 19 de março, quarta-feira
Horário : 20h
Local: Teatro José de Castro Mendes. Praça Correia de Lemos, s/nº, Vila Industrial, Campinas – SP
Entrada franca

Veja o trailler do filme: