O Carta Campinas inicia hoje um novo projeto. A partir desse mês de março, detalhes de obras de arte farão parte do banner do site. A cada mês, um artista diferente de Campinas e região trará novos sentidos e ilustrará o site com uma pequena mostra do seu trabalho artístico.

Alvaro Azzan
As 4 Mulheres Verdes
Técnica : Acrílica s/tela
Dimensão : 130 x 160 cm
Ano : 2012
Série: Recordações

A intenção é valorizar não só os artistas de Campinas, como também a arte, a cultura, e sua importância para a construção de uma sociedade.

O primeiro artista a ilustrar o Carta Campinas é Alvaro Azzan, com a obra As 4 Mulheres Verdes. Azzan nasceu em Campinas e começou a desenhar com 4 anos de idade. Nos anos de 1984 a 1989 aperfeiçoou técnicas em grafite, aquarela, nanquim, guache e giz-pastel, com destaque para essa última na qual o artista plástico apresenta um excelente domínio, alcançando cores e traços expressivos e particulares. A partir dos anos 90, começou a pintar telas.

Com formação em arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Azzan também desenvolve intenso trabalho de supervisão e implantação de projetos culturais.

Atualmente, o artista trabalha em seu atelier chamado “Vivaz”, onde está cercado de desenhos, telas, esculturas, e obras voltadas para a reciclagem, nas quais incorpora ao processo artístico diferentes tipos de materiais que poderiam simplesmente ser descartados.

Alvaro Azzan
Alvaro Azzan

No que diz respeito à relação entre a subjetividade e a criação artística, os trabalhos de Azzan nem sempre refletem o seu estado de espírito, marcado pela visão de um mundo sem solução, onde faltaria principalmente muita consciência moral, ética e educação. Esses estados da sociedade e do homem contemporâneo são, no entanto, motivos para que o artista crie e coloque em movimento a sua obra.

A autonomia da obra no processo de criação é algo valorizado por Azzan, ao lado da liberdade criativa. Dessa forma, a obra de arte ultrapassaria o próprio artista e para cada contexto, em cada situação, é como se ela solicitasse novos procedimentos e pedisse para ser criada de outra maneira, com técnicas, materiais e estilos diferentes. Caberia ao artista a sensibilidade de perceber essa demanda do objeto artístico. “Na vida o artista procura, tem e encontra na Arte, a Alma, a Resposta, a Técnica e a Excelência”, diz.

(Página do artista na internet)

Entre suas composições artísticas, feitas com diversos materiais, destacamos abaixo a obra “Mandala”, de 2005:

db_moeda3

Destacamos entre seus desenhos, “Floresta dos Pequenos”, de 1993:

db_floresta_dos_peq3

Entre as esculturas, “Iluminado”, de 2002:

db_dedosanto3

Entre as produções de giz-pastel, “Cangaceiro”, de 1994:

db_cangaceiro3

Na técnica misto, “Estação”, de 2004:

db_urbano3

Entre as produções em óleo sobre tela, “FG2”:

db_db_100_070811

(Maura Voltarelli)