Indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e ao Leão de Ouro em Veneza, o filme japonês “A Harpa da Birmânia”, dirigido por Kon Ichikawa, será exibido neste sábado, 8 de fevereiro, às 16h, no Museu da Imagem e do Som (MIS) de Campinas.

Exibição dupla neste sábado
Exibição dupla neste sábado

A exibição faz parte do ciclo “Mestres do Cinema Japonês”, que tem curadoria de Ricardo Pereira e Gustavo Souza.

Em preto e branco, produzido em 1956, o filme mostra que com o fim da Segunda Guerra Mundial, alguns japoneses não acreditaram que o país deles perdeu e continuaram a lutar, mesmo depois do cessar-fogo. Uma tropa liderada por um capitão apaixonado por música, e que ensinou seus comandados a cantar, entrega as armas para os ingleses já quase na fronteira da Tailândia. A um dos soldados, um harpista, é delegado uma tarefa inglória: subir uma montanha das redondezas e convencer os demais soldados a abandonarem seus postos e se entregarem.

Dentro do mesmo ciclo, às 19h30, será exibido o filme “A Mulher de Areia”, de Hiroshi Teshigahara.  Vencedor do Prêmio Especial do Júri no Festival de Cannes, este filme japonês de 1964 conta em preto e branco a história de um homem que, na praia, perde o ônibus que o levaria à cidade. Ao buscar um lugar para passar a noite, é levado por alguns moradores da região a uma escada de corda que o conduz até uma casa, na base de um penhasco. Uma mulher solitária o recebe para passar a noite. De manhã, as escadas não estão mais lá, e o povo do vilarejo dança e comemora no alto do penhasco. A armadilha dá início a uma série de desesperadas tentativas de fuga.

As exibições são gratuitas. A programação completa do ciclo pode ser vista AQUI