O juiz Herivelto Araujo Godoy, da 8ª vara Cível de Campinas (SP), negou a condenação antecipada de jovens e adolescentes que organizam os chamados “rolezinhos” no Shopping Center Iguatemi. A decisão tomada no dia 10, sexta-feira, com publicação para hoje, 14.

Rolezinho no Shopping
O apartheid social aparece em shoppings (foto de São Paulo)

Os “rolezinhos” são a reunião de grande número de jovens, principalmente da periferia da cidade, nos shoppings. Na última sexta-feira, o juiz indeferiu liminar do Shopping Iguatemi Campinas para impedir a realização do evento “rolezinho”.

A reunião de jovens é organizada por meio redes sociais como Facebook e Twitter em shoppings e tem assustando proprietários, comerciantes e clientes porque expõe de forma explícita o apartheid social e econômico da sociedade brasileira.

A maioria dos jovens são pardos e negros com roupas e identidade visual que não é comum nos shoppings.

De acordo com a decisão do juiz, “não se encontram presentes, porém, os requisitos legalmente exigidos para a concessão do mandado liminar, nos moldes previstos pelo Código Civil. Isto porque não houve demonstração inequívoca de que os réus poderiam praticar atos que, por si só, fossem aptos a despertar o justo receio de turbação ou esbulho iminentes”.

Mais abaixo, o juiz afirma: “se é correto afirmar que distúrbios se verificaram em eventos semelhantes em outras cidades, também é cediço que muitos deles transcorreram de forma pacífica, sem a ocorrência de crimes, nada justificando o cerceamento prévio dos jovens”. (Processo: 1000325-19.2014.8.26.0114) (Carta Campinas)