O Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) está com as inscrições abertas para as primeiras 1.115 vagas neste início de ano em Campinas.

Inscrições para os cursos do Pronatec estão abertas
Inscrições para os cursos do Pronatec estão abertas

Os cursos são ministrados pelos institutos de ensino do “Sistema S” – Senac, Senai e Sest /Senat e pelo Centro de Ensino Profissionalizante “Prefeito Antônio da Costa Santos” (Ceprocamp/Fumec).

A maioria dos cursos tem o início previsto para o dia 10 de fevereiro. São mais de 30 cursos diferentes como assistente de planejamento e controle de produção, almoxarife; auxiliar administrativo, costureiro industrial, eletricista industrial, fresador mecânico, soldador, cobrador e motorista de carga, balconista de farmácia, manicure e pedicure, programador de sistemas, recepcionista, entre outros.

A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, do Ministério da Educação (MEC), vai repassar cerca de R$ 899 milhões a entidades do Sistema S para a oferta de cursos por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

De acordo com portaria publicada na edição de hoje (30) do Diário Oficial da União, os recursos serão destinados ao custeio da ação Bolsa-Formação do Pronatec que oferece cursos de educação profissional técnica de nível médio e cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional.

A lista completa com todos os cursos, carga horária, número de vagas, escolaridade, idade mínima e data de início pode ser consultada neste link.

Pronatec

O Pronatec/Brasil Sem Miséria atende os moradores do município de Campinas, com idade entre 16 e 59 anos, com renda familiar de até três salários mínimos ou meio salário mínimo per capita, prioritariamente, desempregados, participantes de programas sociais de transferência de renda (Bolsa Família), jovens e adultos matriculados na rede de ensino público, trabalhadores domésticos, cadastrados no CAD-Único para programas sociais, trabalhadores informais e autônomos.

É um programa de formação profissional do governo federal que visa capacitar essa população com intermediação direta ao mercado de trabalho, pois ao concluir o curso, o cidadão é automaticamente inscrito no Sistema Nacional de Emprego (Sine).

Pré-inscrições

Para agilizar as pré-inscrições, a SMCAIS disponibilizou 16 postos de atendimento, sendo dois na região central, nas sedes do Centro Público de Apoio ao Trabalhador (CPAT) e do Ceprocamp.

As pessoas que residem nas regiões mais afastadas do centro, nas regiões Leste, Sul, Norte, Noroeste e Sudoeste as inscrições podem ser efetuadas nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), Distritos de Assistência Social (DAS) e nos CPATs do Ouro Verde e do Campo Grande e no Ceprocamp descentralizado.

Os interessados devem comparecer a um desses locais levando o documento original do CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) para fazer a pré-inscrição. (Carta Campinas, Agência Brasil e divulgação)

Veja abaixo lista completa dos endereços:

Centro
Ceprocamp
Avenida 20 de novembro, n° 145 – Centro
Horário: das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h30
Obs.: Toda 6ª feira o atendimento é encerrado às 12h

CPAT
Avenida Doutor Campos Salles, n° 427 – Centro
Horário: de 2ª a 6ª feira, das 8h às 17h
Obs.: O atendimento na última 6ª feira do mês é encerrado às 12h

Região Leste
Cras Recanto Anhumas
Rua: Dona Luísa de Gusmão, nº 2200 – Vila Nogueira
Cras Flamboyant
Rua: Paraíbuna, n° 277 – Jardim Flamboyant

Região Sudoeste
CPAT Ouro Verde/Terminal Hortoshopping
Rua: Armando Frederico Renganeschi, n° 61 – Piso Superior -Box 12
Horário: de 2ª a 6ª feira, das 8h às 17h
Obs.: O atendimento na última 6ª feira do mês é encerrado às 12h
Cras Campos Elíseos
Rua: Tião Carreiro, n° 20 – Vila União III
Cras Novo Tempo Rua: Odete Terezinha Santucci Octaviano, s/n – Vida Nova
Cras Nelson Mandela
Rua: Carmen de Ângelis Nicoletti, s/n° – Dic V

Região Norte
Cras Vila Réggio
Rua Papa João Paulo II, s/n° – Vila Padre Anchieta
Cras Espaço Esperança
Rua Antonio da Cunha de Abreu, n°131 – Jardim Santa Mônica

Região Sul
Cras Campo Belo
Rua: Ademar Cubero Ruano, s/n° – Campo Belo I
Cras Bandeiras
Rua: Altino Arantes, n° 140 – Jardim Bandeiras II

Região Noroeste
Cras Satélite Íris
Avenida: Professor Mário Scolari, s/n° – Satélite Íris
Cras São Luiz
Rua: Um, n°1343 – Jardim Santa Clara
Ceprocamp – Campo Grande
Rua: Mario Scolari, 91 – Satélite Íris I
CPAT – Campo Grande
Rua: Um, n°1343 – Jardim Santa Clara
Horário de Atendimento: de 2ª a 6ª feira, das 8h às 17h
Obs.: o atendimento na última 6ª feira do mês é encerrado às 12h