b4f018aa-9942-40fb-bddc-02dac856363fAs bicicletas estão em destaque no Sesc Campinas neste verão. Nos meses de janeiro e fevereiro, diversas atividades envolvendo as bicicletas acontecerão gratuitamente. Entre elas está a exposição “Bicicletas”, uma mostra gratuita que fica em exibição até dia 23 de fevereiro e traz 25 modelos de bicicletas produzidos entre os anos 1940 e 1980.

A mostra, que começa nesta terça-feira, dia 7, pode ser visitada pelo público das 9h30 às 21h de terça a sexta-feira, no sábado e domingo, a visitação é das 9h30 às 18h. Os modelos clássicos e um pouco da história deste meio de transporte saudável e cada vez mais popular podem ser vistos e conhecidos pelo público por meio da mostra.

A exploração do universo das bicicletas continua com “Meu rolé de bike”, uma instalação audiovisual que incorporará imagens gravadas durante passeios de bicicleta a partir de uma câmera colocada no capacete dos ciclistas. O passeio é gratuito e acontece de 12 a 26 de janeiro e de 2 a 16 de fevereiro. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas na própria unidade do Sesc.

A bicicleta enquanto objeto também será explorada nas oficinas do projeto Bike Lab que terá três laboratórios para alterar, desmontar e remontar as bicicletas. São eles: Biciclóides, que trabalha diretamente com objetos artísticos na customização das bicicletas; o Recicleta, que busca reutilizar peças de bicicletas; e a exposição “Ensaios Estéticos e Tecnológicos” com croquis e projetos artísticos de objetos criados a partir da desconstrução e intervenção do design e funcionalidade tradicionais das bicicletas.

As bicicletas também aparecem em passeios que compõem a programação esportiva, de lazer e cultura do Sesc Verão 2014.  Uma atividade interessante é o “Pedalando em Família”,  onde podem ser feitos trajetos com bicicletas antigas de dois ou mais lugares para famílias ou grupo de amigos. A atividade é gratuita e ocorrerá em três fins de semana de janeiro, nos dias 11 e 12, 18 e 19 e 25 e 26, das 10h às 17h.

Veja aqui as atividades principais do Sesc Verão 2014.