Uma manifestação no centro de Mogi Mirim marcou o Dia Mundial da Pessoa com Deficiência e também o Dia Mundial da Acessibilidade, comemorado no próximo dia 5. Foi organizada uma passeata na terça-feira (3), reunindo movimentos como a APAE e o  Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps – AD). Levando faixas, eles passaram principalmente pela Rua 15 de novembro, tradicional centro comercial da cidade até chegar à praça Rui Barbosa, no centro da cidade.

Grupos como o CAPS - AD também participaram da minifestação
Grupos como o CAPS – AD também participaram da minifestação

A vereadora Dayane Amaro Costa (PDT), uma das organizadoras do movimento e cadeirante há muitos anos, explica que a intenção é chamar a atenção dos comerciantes e da Prefeitura para quem sofre de necessidades especiais. “A gente tem uma grande dificuldade na questão da acessibilidade no município, principalmente na rua 15 de novembro”, diz. Segundo ela, “a calçada é muito estreita, tem postes no meio e o próprio comércio não tem rampa”. A ideia é que a prefeitura  transforme a rua  em um calçadão. “Do jeito que está não pode continuar”, acrescenta ela.

Ao final da manifestação, que também teve a presença do vereador Leonardo Zaniboni (PR), um coral de cegos cantos músicas natalinas e encantou quem passava pela praça. (Lucia Maroni/ Rede Carta Campinas)