1503994_724355257574650_213802592_nAs brincadeiras maranhenses como caroço, carimbo, lelé e baralho farão partes das atrações do próximo sábado, 14 de dezembro, no Centro Cultural Casarão do Barão, em Barão Geraldo. As brincadeiras começam a partir das 19h, e depois, às 21h, o espaço recebe a encenação do “Ritual da Morte do Boi”, fechando o Ciclo do Bumba-Meu-Boi.

Neste último Ciclo do Boi do Manifesta Maranhense, a morte está no centro da encenação. O boi desde o inicio sabe que vai morrer. Ele foge, luta contra sua morte até que cede ao sacrifício final. Urra e se entrega sendo amarrado ao Mourão, tronco seco onde é morto. Seu sangue vinho é partilhado entre os presentes. Das etapas que fizeram parte do ciclo, esta última é a mais cênica, com diversos elementos simbólicos e as toadas são marcadas pelo tom de despedida e lamento. Mas o Batalhão ( que é o nome dado aos brincantes) sabe que o Boi renasce no ano seguinte, menos o Boi….

A encenação é uma forma de homenagear a cultura popular brasileira, buscando tradições do Maranhão que expressam um traço comum ao povo brasileiro. A cultura do boi, a morte, as brincadeiras, tudo faz parte de nosso imaginário popular, de nosso folclore sempre vivo!

Os dois eventos são gratuitos com contribuição voluntária no chapéu.  É aberto, é Livre, é participativo é Cultura Popular, é Boi!!

O Casarão fica na Rua Maria Sampaio Reginato, s/nº (altura do Km 15 da estrada da Rodhia), em Barão Geraldo. Para mais informações: 3287-6800. (Da Rede Carta Campinas com informações de divulgação)